Título
“Everyone in the realm has a voice”: Game of thrones, twitter and television fan engagement
Autor
Felten, Pol
Resumo
pt
Com a adoção generalizada do Twitter e de outras redes sociais, o conceito de Televisão Social veio
explicar comportamentos de visualização de audiências ativas que utilizam as redes sociais,
juntamente com a televisão, para que se faça uma ligação entre fãs com o mesmo tipo de gostos e
discutam o conteúdo televisivo online. Os programas de televisão, por seu lado, retiram partido desta
tendência e aproveitam a oportunidade de agarrar os fãs nos espaços online disponíveis, que
proporcionam uma visualização em direto do programa de televisão. Esta dissertação vai analisar a
forma como o compromisso dos fãs aumenta na série Guerra dos Tronos, da HBO, através do Twitter,
levantando a questão fundamental da natureza da interação entre os profissionais de televisão e os
telespectadores e a forma como o Twitter pode ser catalisador de discussão e partilha aberta, tal como
o serviço gosta de se intitular. Para este estudo de caso específico combinámos ambos os métodos de
análise qualitativa e quantitativa e aplicámos os mesmos aos dados recolhidos através do Twitter,
focando a atenção, principalmente, na análise de conteúdo dos tweets transcritos que foram enviados
pela conta oficial do Twitter da Guerra dos Tronos entre Maio 2014 e Abril 2015. Baseados nos
resultados desta análise, argumentamos que, no caso da Guerra dos Tronos, o impacto da partilha e o
compromisso é mínimo e o potencial do Twitter não é explorado ao máximo, mas sim utilizado como
um canal de comunicação e promoção de um-para-muitos. Para investigação futura, a questão prendese
com a forma similar como outros programas de televisão operam e até que ponto é que o Twitter,
como meio de comunicação, pode não ser adequado a discussões prolongadas.
en
With the broad adoption of Twitter and other social networks, the concept of social TV has sought to
explain emerging viewing behaviours of active audiences to use social media alongside television to
connect with like-minded fans and discuss televised content online. TV programmes on their part took
the opportunity to engage fans in these online spaces to drive live viewing. This dissertation will
examine how fan engagement practices are leveraged by the HBO series Game of Thrones on Twitter,
raising the fundamental question of the nature of interaction between television professionals and
viewers and whether Twitter indeed is the catalyst for discussion and open exchange the service likes
to portray itself as. For this specific case study we combined both qualitative and quantitative methods
and applied them to collected Twitter data, mainly focusing on a content analysis of transcribed tweets
sent by the official Game of Thrones Twitter account between May 2014 and April 2015. Based on the
results of this analysis, we argue that in the case of Game of Thrones meaningful exchange and
engagement is kept at a minimum and Twitter’s potential is not fully exploited, but rather used as
another one-to-many communication channel for promotion alongside others. For future research the
question is raised whether other television programmes operate equally and whether Twitter as a
medium might not be suited for extended discussion.