Título
O impacto da inteligência artificial na promoção do desenvolvimento empresarial com base no aproveitamento dos efeitos pandémicos deixados pela COVID-19
Autor
Dias, Tiago Filipe Ferreira
Resumo
pt
O início da pandemia COVID-19 teve um impacto significativo na economia mundial e pode vir a transformar o paradigma atual. As regras impostas aos indivíduos como as restrições de movimentos, distanciamento social e o confinamento obrigatório imposto, abalaram significativamente o tecido empresarial, uma vez que as empresas foram forçadas a parar por tempo indeterminado. O tecido empresarial depara-se com novos desafios sobretudo na maneira como os negócios são realizados. Este terá de reagir por forma a sobreviver e permanecer competitivo no ambiente económico atual. O e-commerce disparou, sendo que este se tornou a única maneira de adquirir produtos e a IA começa a ser ponderada, já que o distanciamento social e a redução do contacto se tornaram imperativos. O Objetivo desta investigação passa precisamente por averiguar, se a pandemia COVID-19 correspondeu a uma oportunidade para a utilização de IA pelas empresas, visto que possibilita a automatização dos processos, permitindo a redução do contacto. Para tal, foi feita uma pesquisa incorporando a esfera dos consumidores e das empresas, no sentido de apurar se existiu um novo posicionamento dos consumidores em relação ao uso de IA, bem como a perceção das empresas relativamente a estes temas, assim como a sua possibilidade de adoção de sistemas inteligentes. Foi possível concluir que houve uma alteração na recetividade dos consumidores e na perceção das empresas relativamente ao uso de IA com a pandemia COVID-19, e que a possibilidade de utilização de IA pelas empresas é impactada pela sua perceção e pelos seus benefícios.
en
The onset of the COVID-19 pandemic has had a significant impact on the world economy and may well transform the current paradigm. The rules imposed on individuals such as movement restrictions, social distancing, and the mandatory confinement imposed, have significantly shaken the business fabric as companies have been forced to shut down indefinitely. Business is facing new challenges, especially in the way business is conducted. It will have to react to survive and remain competitive in the current economic environment. E-commerce has skyrocketed to become the only way to purchase products and AI is starting to be considered, as social distance and contact reduction have become imperative. The objective of this research is precisely to find out if the COVID-19 pandemic was an opportunity for companies to use AI, since it enables the automation of processes, allowing contact reduction. To this end, a survey was conducted incorporating the sphere of consumers and companies, to ascertain whether there was a new positioning of consumers concerning the use of AI, as well as the perception of companies regarding these issues, and their possibility of adopting intelligent systems. It was possible to conclude that there was a change in consumer receptivity and the perception of companies regarding the use of AI with the COVID-19 pandemic and that the possibility of AI use by companies is impacted by their perception and benefits.