Teses e dissertações

Mestrado
Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade
Título

Who’s the preferred environmentalist?: and for whom?: a multidimensional approach to impressions of environmentalists using a conjoint analysis

Autor
Kibele, Karolin Maria
Resumo
pt
Investigação anterior indicou que os estereótipos acerca de ambientalistas são barreiras ao envolvimento do público e identificação com o ambientalismo (Bashir et al., 2013; Pearson et al., 2018), mas não identificou que atributos afetam as impressões de e identificação com ambientalistas, e de que formas próprias pertenças grupais afetam essas relações. Este trabalho procurou preencher essa lacuna medindo respostas a descrições fictícias de perfis de ambientalistas (Stenhouse & Heinrich, 2019), investigando a complexa influência de múltiplas características (p. ex. género, profissão, tipo de ambientalismo, etc.) nos estereótipos (sociabilidade, competência e confiabilidade), tipicalidade, e identificação com os perfis. Aplicando uma nova análise conjunta experimental, 678 residentes nos Estados Unidos percecionaram, entre outros resultados, que perfis mais típicos foram os de mulheres, Asiáticos/as, empregados/as de limpeza ou de escritório, politicamente moderados/as ou liberais, com comportamentos na esfera privada ou moderados, com preocupações globais. Identificaram-se mais com perfis de mulheres, empregados/as de limpeza e com ambientalismo na esfera privada. Perfis atípicos melhoraram as impressões apenas para comportamentos privados e para a profissão de empregado/a de limpeza. Além disso, as respostas foram influenciadas por categorizações dos próprios participantes (p.ex. orientação política). Apesar de limitações tais como estratégias de amostragem diferentes, os resultados ampliam o conhecimento sobre as perceções de ambientalistas, um grupo muito estereotipado e politizado nos Estados Unidos. Assim, abrem-se novas direções sobre formação de impressões e a aplicação de análises conjuntas em investigação psicológica, e fornecem-se aos movimentos ambientalistas contributos valiosos sobre a fonte e conteúdo de mensagens, relativamente às audiências-alvo.
en
Previous research found stereotypes of environmentalists as barriers to public engagement and identification with environmentalism (Bashir et al., 2013; Pearson et al., 2018), but missed to identify which attributes of an environmentalist affect people’s impressions and self- identification, as well as how perceiver’s own group membership(s) influence this relationship. The present work tried to fill this gap by measuring responses to diverse fictitious profile descriptions of environmentalists (Stenhouse & Heinrich, 2019), investigating the complex influence of the profiles’ multiple features (e.g., gender, occupation, type of pro- environmentalism, etc.) on stereotypes (competence, friendliness, and trustworthiness), perceived typicality, and participants’ self-identification with the described profiles. Through the novel application of a conjoint experiment, a sample of 678 U.S. residents generally perceived, among other results, profiles of women, Asian, cleaners or office clerks, political moderates or liberals, private to moderate behaviors, with mainly global environmental concerns to be more typical. Moreover, they identified most with profiles of women, cleaners, and privately pro-environmental. Atypical profile descriptions only improved the participants’ impressions regarding private pro-environmental behaviors and the occupation cleaner. Also, responses were influenced by self-assessed categorizations (e.g., political orientation). In spite of limitations such as multiple sampling strategies, these findings extend the knowledge on dimension-specific perceptions of the strongly stereotyped and politicized social category of environmentalists in the U.S. Hereby, we open new directions regarding impression formation research, and the application of conjoint analyses in psychological research. Moreover, we provide the environmental movement valuable input regarding message source and content in relation to the targeted audience.

Palavras-chave

Identidade social
Social identity
Stereotypes
Estereótipo
Environmentalists
Conjoint experiment
U.S. residents
Ambientalistas
Análise conjunta experimental
Residentes nos EUA

Acesso

Acesso livre

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