Título
How can food providers improve their business models In order to increase a sustainable consumption?
Autor
Espargosa, Maria Teresa Garcia Correia de Alte
Resumo
pt
No atual ambiente empresarial, a preocupação com a sustentabilidade e com o desperdício
alimentar tem ganho elevada notoriedade. As empresas, neste caso, restaurantes demonstram,
de facto, uma preocupação com este tema e assumem ser um problema que precisa de ser
resolvido ou, pelo menos, minimizado.
Esta investigação demonstra a importância da inovação nos modelos de negócio de forma
a tornarem-se mais sustentáveis e apresenta ainda algumas soluções e sugestões de estratégias
a aplicar no setor da restauração.
Na sequência de um conjunto de entrevistas realizadas a profissionais com posições de
elevada responsabilidade no ceio da restauração, os resultados revelam que, embora a
sustentabilidade esteja na mente de gestão, ainda existe pouca informação em termos de
estratégias e ferramentas que podem adotar no seu dia-a-dia. Já executam algumas dessas
estratégias, mas há ainda um caminho a percorrer.
Por outro lado, o consumidor é, muitas vezes, o agente de motivação que leva as empresas
a agir de determinada forma, e de acordo com os entrevistados, os seus clientes ainda não estão
mentalizados para a necessidade de resolução deste problema, o que se torna numa grande
barreira.
Numa perspetiva geral, as empresas devem educar os consumidores e devem ainda procurar
mais informação de forma a completarem ou reestruturarem as suas estratégias com o objetivo
de se tornarem exemplares agentes fomentadores de atitudes responsáveis que visem uma
melhoria do planeta.
en
In the current business environment, the concern with sustainability and food waste has gained
high notoriety. Companies, in this case, restaurants, demonstrate, in fact, a concern with this
issue and assume it to be a problem that needs to be solved or, at least, minimized.
This research demonstrates the importance of innovation in the business models in order to
become more sustainable and also presents some solutions and suggestions of strategies to be
applied in the restaurant sector.
Following a set of interviews carried out with professionals in positions of high
responsibility in the catering industry, the results reveal that, although sustainability is on the
management's mind, there is still little information in terms of strategies and tools that they can
adopt in their day-to-day work. They already execute some of these strategies, but there is still
a way to go.
On the other hand, the consumer is often the motivating agent that leads companies to act
in a certain way, and according to the interviewees, their customers are not yet aware of the
need to solve this problem, which becomes a major barrier.
From a general perspective, companies should educate consumers and should also seek
more information in order to complete or restructure their strategies with the aim of becoming
exemplary agents that promote responsible attitudes aimed at improving the planet.