Título
Novos modelos de negócio circulares no setor energético
Autor
Telhado, Mónica Duarte
Resumo
pt
A necessidade do cumprimento de métricas, que visem satisfazer premissas económicas, sociais e ambientais, torna-se uma obrigatoriedade para que se possa assegurar o bem-estar da população presente, e paralelamente, o bem-estar das gerações futura. A adaptabilidade contínua das empresas perante tais necessidades torna-se fundamental para que, diariamente, a implementação de práticas de maior sustentabilidade seja assegurada. Para tal, a capacidade de desenvolvimento e implementação de novos modelos de negócio nas organizações é fulcral para a partilha de práticas e métricas baseadas na prosperidade e satisfação de necessidades. Deste modo, a transição do modelo de negócio linear para o modelo de economia circular constituirá o ponto de partida para a assimilação, prática e monitorização de medidas de maior sustentabilidade ao longo da cadeia de valor.
Esta dissertação apresenta como principal objetivo o desenvolvimento de uma análise do setor energético enquanto potencial impulsionador do conceito de economia circular, através da identificação de potenciais modelos de negócio circulares considerados válidos para este estudo. Este estudo visa a identificação de potenciais oportunidades, limitações e vantagens no processo de transição para o modelo de economia circular numa empresa do setor energético, a EDP Portugal. A metodologia implementada ao longo desta dissertação foi desenvolvida segunda uma abordagem qualitativa para aprofundar a temática de modelos de negócio circulares. Os resultados evidenciam uma maior recorrência na implementação de modelos de negócio circulares no setor energético, sendo a aplicação de modelos “product as a service” identificada enquanto mais valia na criação de valor, numa vertente de longo prazo.
en
The need to comply with metrics, which aim to satisfy economic, social and environmental premises, becomes an obligation to guarantee the well-being of the current population, and simultaneously, the well-being of the future generation. The continuous adaptability oh the companies regarding such needs becomes essential so that, daily, the implementation of practices of greater sustainability is ensured. For this end, the ability to develop and implement new business models in organizations is central to the sharing of practices and metrics based in prosperity and satisfaction of needs. In this way, the transition from a linear business model to the circular economy model will be the starting point for the assimilation, practice and monitorization of measures of greater sustainability along the value chain.
This dissertation presents as main objective the development of an analysis of the energy sector as a possible driver of the circular economy concept, through the identification of potential circular business models considered valid for the present study. This study aims to identify prospective opportunities, limitations and advantages in the transition process to the circular economy model in a company in the energy sector, EDP Portugal. The methodology implemented throughout this dissertation was developed according to a qualitative approach to deepening the theme of circular business models.
The results reveal a greater recurrence in the implementation of circular business models in the energy sector, with the application of “product as a service” models identified as an advantage in value creation, in a long-term perspective.