Título
"- Do you want me to continue?": sexual education and consent in young masculinities in Mexico
Autor
Toussaint Ortiz, Emilio Antonio
Resumo
pt
O objetivo deste estudo foi investigar a influência da educação sexual nos roteiros sexuais de jovens
mexicanos, com foco específico na construção do consentimento. Dois estudos foram realizados.
O primeiro foi um estudo piloto qualitativo, com o objetivo de explicar como a educação sexual é
vivenciada e que tipo de scripts sexuais estão envolvidos. Os resultados deste estudo ajudaram a
desenvolver o segundo estudo quantitativa. Alinhados com estudos anteriores, os nossos resultados
mostraram certas deficiências na forma como a educação sexual é ensinada nas escolas e famílias.
Os nossos resultados mostraram também a existência de scripts sexuais relacionados à
masculinidade tradicional na experiência de educação sexual com pares masculinos e na
pornografia; outros scripts sexuais sobre proteção, desejo, aconselhamento sexual e cuidado
também foram encontrados na educação sexual de colegas e familiares do sexo feminino,
enamorada(s), mídia social, internet e feminismo. Ao comparar os dois estudos, foram encontrados
resultados complementares. Em ambos os estudos, o feminismo e as mulheres ao redor dos
participantes eram recursos que compartilhavam informações relacionadas a altas pontuações em
consentimento baseado em processo, feminilidade e autoeficácia no uso de preservativo, bem como
baixas pontuações em sexismo ambivalente. Esses resultados nos convidam a refletir sobre o
quanto o movimento feminista tem impactado os homens em se comportarem de forma mais
consentida e menos sexista. Ao mesmo tempo, este estudo nos convida a refletir sobre como nós,
como pesquisadores, podemos abordar uma população que não participa se um posicionamento
ético de direitos humanos for explicitamente apresentado. Talvez menos correção política na coleta
de dados poderia levar a respostas de masculinidades mais tradicionais.
en
The aim of this research was to investigate the influence of sexual education on the sexual scripts
of young Mexican males, with a specific focus on the construction of consent. Two studies were
conducted. The first study was a qualitative pilot, aimed to examine how sexual education is
experienced and what sexual scripts are involved. This helped us to develop a quantitative survey
for the second study. As in previous studies, results of both studies showed deficiencies in the way
sexual education is taught in schools and families, and confirmed the presence of sexual scripts
related to traditional masculinity in sex education experience with male peers and pornography;
other scripts regarding protection, desire, sexual advice and care were also found in sex education from female peers and family members, partner(s), social media, internet and feminism. When
comparing both studies, complementary results were found. In both studies feminism and women
surrounding participants were resources who shared information that related to high scores in
process-based consent, femininity, and condom use self-efficacy, as well as low scores in
ambivalent sexism. These results invite us to reflect on how much the feminism movement has
impacted men in behaving in a more consent and less sexist way. At the same time, this study
invites us to reflect on how we, as researchers, can approach a population that doesn ́t participate
if an ethical human rights stand is explicitly presented. Maybe less political correctness in data
collection could lead to responses from more traditional masculinities.