Teses e dissertações

Mestrado
Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade
Título

"- Do you want me to continue?": sexual education and consent in young masculinities in Mexico

Autor
Toussaint Ortiz, Emilio Antonio
Resumo
pt
O objetivo deste estudo foi investigar a influência da educação sexual nos roteiros sexuais de jovens mexicanos, com foco específico na construção do consentimento. Dois estudos foram realizados. O primeiro foi um estudo piloto qualitativo, com o objetivo de explicar como a educação sexual é vivenciada e que tipo de scripts sexuais estão envolvidos. Os resultados deste estudo ajudaram a desenvolver o segundo estudo quantitativa. Alinhados com estudos anteriores, os nossos resultados mostraram certas deficiências na forma como a educação sexual é ensinada nas escolas e famílias. Os nossos resultados mostraram também a existência de scripts sexuais relacionados à masculinidade tradicional na experiência de educação sexual com pares masculinos e na pornografia; outros scripts sexuais sobre proteção, desejo, aconselhamento sexual e cuidado também foram encontrados na educação sexual de colegas e familiares do sexo feminino, enamorada(s), mídia social, internet e feminismo. Ao comparar os dois estudos, foram encontrados resultados complementares. Em ambos os estudos, o feminismo e as mulheres ao redor dos participantes eram recursos que compartilhavam informações relacionadas a altas pontuações em consentimento baseado em processo, feminilidade e autoeficácia no uso de preservativo, bem como baixas pontuações em sexismo ambivalente. Esses resultados nos convidam a refletir sobre o quanto o movimento feminista tem impactado os homens em se comportarem de forma mais consentida e menos sexista. Ao mesmo tempo, este estudo nos convida a refletir sobre como nós, como pesquisadores, podemos abordar uma população que não participa se um posicionamento ético de direitos humanos for explicitamente apresentado. Talvez menos correção política na coleta de dados poderia levar a respostas de masculinidades mais tradicionais.
en
The aim of this research was to investigate the influence of sexual education on the sexual scripts of young Mexican males, with a specific focus on the construction of consent. Two studies were conducted. The first study was a qualitative pilot, aimed to examine how sexual education is experienced and what sexual scripts are involved. This helped us to develop a quantitative survey for the second study. As in previous studies, results of both studies showed deficiencies in the way sexual education is taught in schools and families, and confirmed the presence of sexual scripts related to traditional masculinity in sex education experience with male peers and pornography; other scripts regarding protection, desire, sexual advice and care were also found in sex education from female peers and family members, partner(s), social media, internet and feminism. When comparing both studies, complementary results were found. In both studies feminism and women surrounding participants were resources who shared information that related to high scores in process-based consent, femininity, and condom use self-efficacy, as well as low scores in ambivalent sexism. These results invite us to reflect on how much the feminism movement has impacted men in behaving in a more consent and less sexist way. At the same time, this study invites us to reflect on how we, as researchers, can approach a population that doesn ́t participate if an ethical human rights stand is explicitly presented. Maybe less political correctness in data collection could lead to responses from more traditional masculinities.

Data

15-out-2021

Palavras-chave

Educação sexual
Sexual education
Feminismo
feminism
Sexual scripts
Scripts sexuais
Ambivalent sexism
Sexismo ambivalente
Consent
Traditional masculinity
Condom use
Consentimento
Masculinidade tradicional
Uso de preservativo

Acesso

Acesso livre

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