Título
Feminismo e a representação da mulher no cinema Português
Autor
Almeida, Carolina Barreiros de
Resumo
pt
Resultante de uma histórica desigualdade de direitos entre os géneros, e a exemplo de
muitas outras áreas, também no espaço cinematográfico, a representação das mulheres tem sido
subestimada ou esquecida.
Diversos movimentos feministas têm, em todo o mundo, reivindicado a favor dos seus
direitos e vários autores identificaram quatro vagas do feminismo, às quais correspondem
tempos e reivindicações diferentes.
Estas disputas não são exclusivas dos movimentos e organizações formais, são também
lutas individuais, levadas a cabo por cada uma das mulheres. Através de textos e obras artísticas
elas reivindicam e assumem as suas posições feministas.
Também no cinema e mais concretamente no cinema português houve, e continua a haver,
mulheres que lutam pelos ideais feministas e que têm, consciente ou inconscientemente,
realizado filmes que têm acompanhado as reivindicações das vagas feministas que lhes são
contemporâneas.
Esta dissertação tem como objetivo provar que houve e ainda há realizadoras portuguesas
que produziram obras cinematográficas com temas e preocupações consonantes com os da vaga
feminista que lhe é ou era contemporânea.
Nesse sentido irei apresentar quatro filmes, um por cada vaga do feminismo, que analisarei
detalhadamente, Três Dias sem Deus, de Bárbara Virgínia, referente à primeira vaga, Jogo de
Mão, de Monique Rutler, relativo à segunda vaga, Os Mutantes, de Teresa Villaverde, para a
terceira vaga, e, finalmente, Lobo e Cão, de Cláudia Varejão, alusivo à quarta vaga.
en
As in many other areas, the representation of women has been underestimated or forgotten in
the cinematographic space do to a historical gender inequality.
Feminist movements have claimed for their rights all over the world and several authors
have identified four waves of feminism, corresponding to different times and demands.
These disputes are not exclusive to formal movements and organizations; they are also
individual struggles, undertaken by each woman. Through texts and artistic works, they claim
and assume their feminist positions.
In cinema, too, and more specifically in Portuguese cinema, there were, and still are,
women who fight for feminist ideals and who have, consciously or unconsciously, made films
accompanying the demands of the feminist waves they are contemporary with.
This dissertation aims at proving that there were and still are Portuguese filmmakers who
produced cinematographic works whose themes and concerns are in line with the feminist wave
that was or is their contemporary.
In this sense, I will present and analyze in detail four films, one for each wave of feminism:
Três Dias sem Deus, by Bárbara Virgínia, corresponding to the first wave, Jogo de Mão, by
Monique Rutler, regarding the second wave, Os Mutantes, from Teresa Villaverde, for the third
wave, and, finally, Lobo e Cão, by Cláudia Varejão, evocative of the fourth wave.