Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Adesão de jovens adultos às "megachurches" em Portugal, num contexto de desvinculação da Igreja institucional

Autor
Teixeira, Ana Rita Martins
Resumo
pt
A religião ainda é um tema pouco estudado na área do discurso e da comunicação. As megachurches, enquanto grandes Igrejas cristãs com um modo de liturgia e comunicação singulares, enquadram-se na denominação evangélica, que tem crescido muito em Portugal nos últimos anos. Já desde os anos 1970 que a congregação católica nas missas é decrescente. Muitas das pessoas que deixaram de encontrar uma resposta espiritual nas paróquias foram procurá-la nas Igrejas evangélicas e filosofias orientais, que têm vindo a crescer. Como os jovens que frequentam as megachurches contrariam a tendência de desvinculação da Igreja institucional a que se tem vindo a assistir entre os jovens em Portugal, a presente dissertação foca-se nas motivações dos jovens adultos em frequentar uma megachurch, através do foco nas estratégias comunicativas dos pastores destas Igrejas nesse sentido e nas particularidades que as suas liturgias apresentam. Para tal, recorreu-se a uma metodologia mista, nomeadamente: aplicação de inquéritos por questionário online a quarenta e oito jovens adultos entre os dezoito e os trinta e quatro anos que frequentem alguma megachurch em Portugal, entrevistas diretivas a pastores de três megachurches portuguesas - Comunidade Cristã de Lisboa, A Casa da Cidade e Missão Cristã Internacional - e análise temática de conteúdo de pregações da Comunidade Cristã de Lisboa.
en
Religion is still an understudied topic in the area of Discourse and Communication. Megachurches, as large Christian Churches with a unique mode of liturgy and communication, fit into the evangelical denomination, which has witnessed significant growth in Portugal in recent years. Since the 1970s the trend in Catholic mass attendance has steadily declined. Many of those who no longer find a spiritual answer in the parishes have sought alternatives in evangelical churches and oriental philosophies, the popularity of which has been rising. Because megachurches contradict the tendency among young people in Portugal to disengage from the institutional Church, the present article focuses on the motivations of young adults in attending a megachurch, through the focus on the communicative strategies of the pastors of these Churches and the particularities of the liturgies they present. To do so, we use mixed methods, namely online surveys, which obtained forty-eight responses from young adults between the ages of eighteen and thirty-four who attend megachurches in Portugal, direct interviews with pastors of three Portuguese megachurches - Comunidade Cristã de Lisboa, A Casa da Cidade and Missão Cristã Internacional - and thematic content analysis of the preachings from the Comunidade Cristã de Lisboa.

Data

21-out-2021

Palavras-chave

Communication
Religião
Religion
Jovens adultos
Young adults
Comunicação -- Communication
Cristianismo -- Christianity
Megachurch
Christianity

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo