Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

The energy industry market: Maximization of business benefits: The case of the Iberian market

Autor
Duarte, Leonor de Sousa Barbosa
Resumo
pt
Um dos focos da estratégia empresarial é o desenvolvimento de vantagens competitivas, reduzindo custos ou diferenciando produtos. Neste contexto, a redução do custo de eletricidade, investimento em energias renováveis e eficiência energética revelam-se soluções eficazes, permitindo aos gestores criar estratégias que fortifiquem as suas vantagens perante os concorrentes. Com o intuito de alavancar o potencial empresarial, o presente estudo visa apresentar uma análise holística da indústria elétrica ibérica e demonstrar de que forma as empresas podem beneficiar com este mercado. Para a concretização deste objetivo, esta dissertação baseia-se numa abordagem qualitativa que compreende revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas que permitem conhecer a perspetiva de especialistas deste mercado e cruzar dados adquiridos com a literatura e evidências de uma empresa real. Entre os resultados desta tese destacou-se a transição energética como o principal fenómeno atual com impacto no setor elétrico ibérico, revelando-se uma prioridade das empresas energéticas. Neste sentido, constatou-se que qualquer empresário com um consumo considerável de eletricidade beneficiaria com o investimento em painéis fotovoltaicos. Relativamente à contratação de serviços de eletricidade, dependendo do posicionamento do mercado de energia elétrica (normal, favorável ou adverso), os gestores devem responder com diferentes estratégias. Pese-se ainda as limitações deste estudo, nomeadamente o facto da amplitude territorial ser curta. Assim como o processo de recolha de dados se ter limitado a um número restrito de especialistas, interferindo com uma potencial generalização.
en
The primary goal of business strategy is to generate and develop competitive advantages by lowering costs or differentiating products. In this context, cost-effective electricity, renewable energy and energy efficiency seem to be actual solutions, allowing managers to create strategic possibilities to build advantages upon competitors. With the intent of leveraging business potential, the main purpose of this study is to provide a holistic analysis of the Iberian electricity industry and understand how businesses can take the greatest advantage of this market. This paper uses a qualitative approach which comprises literature review and semi-structured interviews to learn from market experts and cross acquired data with the theoretical literature to date and real-world business evidence, therefore approximating the theory to practice. A key finding of this study was that the main phenomenon impacting the Iberian electricity sector is the energy transition, which is a core priority of the electricity companies. Following this idea, any business owner with a considerable electricity consumption would benefit from investing in photovoltaic panels. Regarding electricity services contracting, depending on the position of the electricity market (normal, favourable or adverse), company managers should respond with different strategies. One of the limitations of this research is the short territorial coverage. Besides, the data collection process was limited to a restricted number of experts, interfering with a potential generalization.

Data

10-nov-2021

Palavras-chave

Empresa
Sustentabilidade
Sustainability
Businesses
Iberian electricity market
Cost-efficiency
Mercado ibérico de eletricidade
Eficiência de custos

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo