Título
“Why would I go?”: Application of the theory of planned behavior in motivation to learn from diversity training
Autor
Moretto, Caio Fernando
Resumo
pt
Devido ao aumento da diversidade no local de trabalho, as organizações têm buscado diferentes estruturas de Programas de Diversidade, na busca de ambientes mais inclusivos. Uma parte importante desses programas é a Formação em Diversidade, mesmo ainda existindo o desafio de envolver e motivar os funcionários a participar em sessões de formação. Contribuindo para a literatura atual, este estudo visou analisar a motivação dos trabalhadores para aprender numa Formação em Diversidade e utilizou a Teoria do Comportamento Planeado (TCP). Concentrou-se em inquirir empregados/as de organizações portuguesas (N=219) em termos de atitudes referentes à participação de formações em diversidade, normas subjectivas e controlo comportamental percebido, e se esses fatores poderiam prever a motivação para aprender em Formações em Diversidade. Para aceder a esses factores, os autores criaram um questionário, baseado na proposta teórica de Wiethoff (2004). Os resultados mostraram que todos os preditores estudados se relacionaram positivamente com os índices apresentados em motivação para aprender em Formação em Diversidade. Além disso, através de Modelos de Equações Estruturais, pudemos obter um bom ajuste entre o modelo e os resultados, o que é importante, devido a este ser o primeiro estudo empírico da proposta. A análise também demonstrou que, quando todos os preditores foram analisados em conjunto atendendo à TCP, as atitudes e normas subjetivas tiveram um poder preditivo mais forte na motivação dos trabalhadores para aprenderem em formações em diversidade. Os resultados tiveram implicações importantes, principalmente para fornecer informação a organizações que desejem conceber Programas de Diversidade mais focalizados.
en
Due to diversity increasing in the workplace, companies have been trying different structures of Diversity Programs to create inclusive environments. An important part of those programs is the Diversity Training, but it is still not clear how to engage and motivate employees to participate in training sessions. In that way, to contribute with current literature, this study aimed to examining the employees’ motivation to learn from a Diversity Training, using the Theory of Planned Behavior (TPB). Focused in inquire employees of Portuguese organization (N=219) levels of attitudes toward attending diversity training, subjective norms and perceived behavioral control and if those factors could predict motivation to learn from Diversity Training. To access those factors, the authors created a questionnaire, based in Wiethoff (2004). The results showed that all the studied factors scores are positively related to motivations to learn from diversity training scores. Besides that, through Structural Equation Modeling, we could confirm a good model fit between the model and the results, which is important, being this work the model’s first empirical study. It also demonstrated that when all factors interact and are analyzed together attending to TPB, attitudes and subjective norms have even a stronger predictive power in employees’ motivation to learn from Diversity Training. Those findings had important implications, mainly to provide information to organizations that desire to design more focused Diversity Programs.