Título
Do exclusivo ao partilhado: O impacto dos serviços de subscrição nas atitudes dos consumidores de moda de luxo
Autor
Custódio, Cidália da Cruz Morais
Resumo
pt
A presente tese pretende investigar o impacto dos serviços de subscrição de produtos de moda
de luxo na perceção de luxo e nas intenções de subscrição e adoção efetiva deste tipo de
serviços. Adicionalmente, pretende-se entender se o facto de ser um comportamento mais
sustentável teria um papel ativo neste processo de tomada de decisão. Através de uma pesquisa
quantitativa com recurso a questionário, foi desenvolvido e analisado um modelo conceptual
baseado na Teoria do Comportamento Planeado (Theory of Planned Behaviour), através de
uma amostra de 240 consumidores de produtos de moda de luxo dos Estados Unidos da
América. Os principais resultados indicam que a orientação para a sustentabilidade não
apresenta influência significativa no comportamento de subscrição de produtos de moda de
luxo. Observa-se também que a atitude em relação à subscrição, por si só, não afeta a intenção
de utilizar estes serviços. No entanto, a norma subjetiva revela-se um fator determinante para
a intenção de adesão a estes serviços. Por outro lado, o controlo comportamental percebido
exerce uma influência substancial, não só na intenção de utilização dos serviços de subscrição,
mas também na concretização efetiva da subscrição. Estas resultados contribuem para a
literatura sobre o consumo de luxo, sugerindo que fatores como a adesão à norma social dos
grupos de pertença e o controlo pessoal percebido têm um papel importante na adoção de
serviços de subscrição de moda de luxo.
en
This thesis aims to investigate the impact of luxury fashion subscription services on luxury
perception, consumers’ intentions, and effective adoption of these services. Additionally, it
seeks to understand whether the sustainable nature of this behaviour plays an active role in the
decision-making process. Through quantitative research using a questionnaire, a conceptual
model based on the Theory of Planned Behavior was developed and analyzed using a sample
of 240 luxury fashion consumers from the United States. The main findings indicate that
sustainability orientation does not significantly influence luxury fashion subscription
behaviour. It is also observed that attitude towards subscription does not affect the intention to
use these services. However, subjective norms are a determining factor in the intention to adopt
such services. On the other hand, perceived behavioural control exerts a substantial influence
on the intention to use subscription services and the actual subscription to luxury fashion
services. These findings contribute to the literature on luxury consumption, suggesting that
factors such as adherence to social norms within reference groups and perceived personal
control play an essential role in adopting luxury fashion subscription services.