Título
Social media and music consumption during the COVID-19 pandemic: The case of BTS
Autor
Silva, Catarina Garcia Pereira da
Resumo
pt
Em 2019, o mundo sofreu uma reviravolta devido ao aparecimento de uma pandemia a qual
nos fez recorrer ao uso das redes sociais online. Com esta dissertação procurámos saber se terão
sido as redes sociais online mais usadas durante a pandemia pelos consumidores de música, em
particular fãs de BTS. Procurámos ainda saber se será o consumo de música pelo meio digital
uma maneira de criar um sentimento de pertença a uma comunidade e se a pandemia modificou
a maneira que os fãs de BTS consomem música.
Para tentar obter as respostas para estas questões, foi feita uma revisão da literatura sobre
o tema em estudo, e abordada uma alternativa para explicar o mesmo, neste caso a realização
de um questionário online, para que se percebesse a perspetiva de fãs através da realização de
um inquérito por questionário, e cujas respostas parecem confirmar que as redes sociais foram
importantes durante este período e que a música foi fundamental durante a pandemia.
en
In 2019, the world has suffered a twist due to the emergence of a pandemic that made us resort
to the use of social networks. With this dissertation we tried to know if social networks were
more used during the pandemic by music consumers, in particular by BTS fans. We also tried
to know if the digital consumption of music was a way of creating a feeling of belonging to a
community and if the pandemic modifies the way BTS fans consume music.
To get the answers for these questions, a review of the literature on the subject under study
was made, and an alternative was addressed to explain it, in this case, conducting an online
questionnaire, in so that the perspective of fans can be perceived by conducting a survey, and
whose answers seem to confirm that social networks were important during this period and that
music was fundamental during the pandemic.