Título
O impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários: o efeito mediador do capital psicológico
Autor
Manica, Guilherme Bulcão
Resumo
pt
A pandemia de COVID-19 provocou profundas alterações na forma de viver, individual e
comunitáriamente, decorrentes das medidas de saúde pública implementadas para a sua contenção,
e também das suas consequências socioeconómicas e psicológicas. Estas alterações e consequências
afetaram a toda população, porém, grupos como o dos estudantes universitários são mais propensos
a serem atingidos. O objetivo do presente estudo consiste em avaliar os impactos da pandemia na
saúde mental, satisfação com a vida e crescimento pós-traumático dos estudantes universitários.
Procura-se ainda compreender o papel que o capital psicológico tem nesta relação. Para tanto, foram
inquiridos 431 estudantes universitários, com idade igual ou superior a 18 anos. Dos resultados
destaca-se que quanto maior o impacto percebido da pandemia de COVID-19, maiores são os níveis
de depressão e ansiedade dos estudantes. Além disso, verificou-se que o crescimento pós-traumático
também está correlacionado positivamente com o impacto da pandemia de COVID-19. Por fim, outro
achado é que a relação entre o impacto da COVID-19 e as variáveis de ansiedade, depressão, satisfação
com a vida e crescimento pós-traumático são mediadas pelo capital psicológico. Os resultados deste
estudo poderão informar intervenções futuras neste domínio.
en
The COVID-19 pandemic caused profound changes in the way of living, individually and in the
community, resulting from the public health measures implemented to contain it, as well as its
socioeconomic and psychological consequences. These changes and consequences affected the entire
population, however, groups such as university students are more likely to be affected. The aim of the
present study is to assess the impacts of the pandemic on the mental health, life satisfaction and posttraumatic growth of university students. It also seeked to understand the role that psychological
capital plays in this relationship. For this purpose, 431 university students aged 18 years and over were
surveyed. From the results, it is highlighted that the greater the perceived impact of the COVID-19
pandemic, the greater are the students' levels of depression and anxiety. Furthermore, post-traumatic
growth was also found to be positively correlated with the impact of the COVID-19 pandemic. Finally,
another finding is that the relationship between the impact of COVID-19 and variables such as anxiety,
depression, life satisfaction and post-traumatic growth are mediated by psychological capital. The
results of this study investigate future skills in the domain.