Teses e dissertações

Mestrado
Engenharia Informática
Título

Research on user experience for children

Autor
Vieira, Sandrina Cristele Pereira
Resumo
pt
Num mundo tecnologicamente avançado, é compreensível que as crianças estejam a crescer rodeadas de dispositivos eletrónicos como computadores, telemóveis e tablets, e eventualmente os utilizem no seu dia a dia. Enquanto que a acessibilidade destas poderosas ferramentas é uma questão antiga, a maioria dos recursos de investigação e aprendizagem existentes está centrada nos adultos. Nesta dissertação exploramos uma abordagem centrada na criança, através de um jogo sério sobre sustentabilidade com vários níveis de dificuldade gradual. A conceção participativa, protótipos e avaliações fazem parte do processo onde exploramos o comportamento e feedback relativos às tarefas solicitadas. Os nossos resultados indicam que as crianças se empenharam ativamente nos nossos protótipos, dando feedback e novas ideias para que o jogo sério seja melhor e mais fácil para as outras crianças.
en
In a technology-advanced world, it is understandable that children are growing up surrounded by electronic devices such as computers, mobile phones and tablets, and eventually use them in their daily lives. Whereas the accessibility of these powerful tools is a long-standing issue, the majority of existing research and learning resources are focused on adult users. In this dissertation we explored a child-centred approach through a serious game about sustainability with several levels of gradual difficulty. Participatory design, prototyping and evaluation are part of the process where we explore behaviour and feedback regarding the requested tasks. Our results indicate that the children actively engaged with our prototypes, giving feedback and new ideas to make the serious game better and easier for other children.

Palavras-chave

Design thinking
Usabilidade
Usability
User experience
Participatory design
Child-computer interaction
Interação computador-criança
Experiência de utilizador
Design participativo

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo