Título
Usabilidade, acessibilidade e qualidade da web da administração pública portuguesa
Autor
Carvalho, Ricardo Nuno Moreira de
Resumo
pt
Para muitas pessoas, a Web tornou-se uma ferramenta de trabalho e de lazer incontornável.
Contudo, as tecnologias que a suportam são cada vez mais complexas. Quando não
são usadas de forma correta podem originar consequências negativas para os utilizadores,
tais como erros ou dificuldades de acesso à informação. No caso de sítios Web de organismos
públicos, o impacto da falta de qualidade dos seus sítios Web pode ser oneroso. Num
mercado onde não há concorrência e que muitas vezes obriga os cidadãos a usar este canal
para interagir com serviços públicos, cabe ao Estado assegurar que os seus sítios Web tenham
qualidade e sejam acessíveis a todos os cidadãos, inclusivamente a cidadãos com necessidades
especiais.
Em estudos anteriores, foi usado um método de avaliação que atualmente apresenta
indicadores obsoletos e que estão focados na análise de conteúdos em detrimento de outros
indicadores importantes que são privilegiados neste estudo.
Neste estudo realizou-se uma avaliação dos sítios Web de 130 organismos da Administração
Pública portuguesa, aplicando um modelo desenvolvido com base na literatura de referência
sobre a temática em estudo e o suporte normativo vigente. Um total de 33 indicadores
foram analisados, distribuídos por quatro critérios: conteúdos, acessibilidade, usabilidade e
eficácia. Os critérios de usabilidade e eficiência foram usados pela primeira vez num estudo
deste género.
Face à análise feita, foram detetadas lacunas, erros críticos e faltas de conformidade, pelo
que são apresentadas sugestões de melhoria e mecanismos para assegurar o cumprimento dos
requisitos de qualidade.
en
For many people, Web has become an indispensable tool for working or leisure. However,
the technologies that support it are increasingly complex. When such technologies are not
used properly, a range of negative consequences for users can occur, such as errors or difficulties
accessing information. In the case of websites from government agencies, the impact
of their lack of quality may be huge. In a market without competition and where citizens
are often required to use Web channel to interact with public services, the government must
ensure the quality of its sites and that they can be accessed by all citizens including those
with disabilities.
In this work, we carried out an evaluation of 130 websites of Portuguese government
agencies, based on a methodology developed for this purpose. This methodology is based on
the literature and law. We’ve evaluated 33 indicators, distributed by four criteria: content,
accessibility, usability and efficiency. This is the first study of its kind using usability and
efficiency as criteria of quality.
Previous works were done using a methodology that currently has obsolete indicators and
are focused on content analysis, rather than other important indicators that are privileged
in this work.
We found many gaps, critical errors and noncompliances. Proposals are made to implement
improvements and mechanisms to ensure compliance with these quality requirements.