Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

How to integrate sustainability in the restaurant business: a case study of the first zero-waste Portuguese restaurant

Autor
Figueiredo, Joana Oliveira
Resumo
pt
Cada vez mais se discute o termo Sustentabilidade nos negócios que já não procuram apenas o lucro, centrando-se também no bem-estar social e ambiental. O ecossistema global atual baseia-se num fluxo linear, aumentando o desperdício, gerando problemas sociais, ambientais e económicos. Embora a indústria da restauração contribua para a degradação do ambiente e para o desenvolvimento de problemas sociais, também pode ser uma voz importante na consciencialização em relação à Sustentabilidade. Mas, nem sempre é fácil fazê-lo. Este estudo pretende investigar a integração da sustentabilidade na área da restauração, tendo em consideração os vários intervenientes do negócio e as relações existentes entre si, não esquecendo as diferentes dimensões da Sustentabilidade: social, ambiental e económica. Os resultados baseiam-se numa análise qualitativa de um estudo de caso - Kitchen Dates, o primeiro restaurante português sem caixote do lixo - onde foram entrevistados os seus stakeholders. As respostas deste estudo revelam que, para incorporar com sucesso o tema da Sustentabilidade num restaurante, é necessária uma abordagem integrada e holística, onde todas as dimensões da Sustentabilidade sejam tidas em conta. O gestor do restaurante deve adotar uma perspetiva que tenha em consideração os seus diferentes stakeholders, tendo subjacente a importância das relações humanas em todas as atividades do negócio. Teoricamente, este estudo introduz uma perspetiva sobre como incorporar a Sustentabilidade num restaurante. A nível prático, espera-se que possa proporcionar linhas de orientação tanto aos gestores de restaurantes como a outros intervenientes da indústria, servindo também de inspiração para integrar a Sustentabilidade na área da restauração
en
Sustainability is increasingly discussed in a business world that is now also focused on the social and environmental well-being, beyond merely seeking profits. Notwithstanding, the global ecosystem is based on a linear throughput flow of materials, leading to an increase in waste, generating social, environmental, and economic problems. Although the restaurant business has a big contribution to degradation of the environment and social issues, it can also be an important voice in raising consciousness about sustainability and a powerful motivator to the adoption of sustainable practices. However, this is easier said than done. This research aimed to investigate and better understand the integration of sustainability in a restaurant, having in consideration the various stakeholders of the business and their relationships, and bearing in mind the social, environmental, and economic dimensions. The results are based on a qualitative analysis of a case study - Kitchen Dates, the first zero-waste Portuguese restaurant - and interviews were conducted with its stakeholders. The findings reveal that to successfully incorporate sustainability in a restaurant, an integrated and holistic approach is required, that considers all dimensions of sustainability, including a multi-stakeholder perspective based on human relations in every activity of the business. Theoretically, this study introduces a holistic perspective of how to incorporate sustainability in a restaurant, based on the insights of different stakeholders; and from a practical perspective, it is hoped that this dissertation can provide restaurant managers and other industry stakeholders with some guidelines and inspiration for incorporating sustainability in the restaurant business.

Palavras-chave

Stakeholders
Sustainability
Circular economy
Economia circular
COVID-19
Restaurant business
Sustentabilidade -- Sustainability
Sustainable restaurant
Área da restauração
Restaurante sustentável

Acesso

Acesso livre

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