Teses e dissertações

Mestrado
Estudos de Desenvolvimento
Título

Teaching solidarity economy in Portuguese high schools through a game based on experimental, creative and playful methods

Autor
Flachs, Hanna Leonie
Resumo
pt
A questão central desta tese é como um jogo que ensina Economia Solidária em escolas secundárias públicas em Portugal pode ser desenvolvido utilizando métodos experimentais, criativos e lúdicos. Portanto, a tese mostra as deficiências da Economia Capitalista e delineia de que forma uma Economia baseada na Solidariedade poderia melhorar essas deficiências. Enfatiza os diferentes aspectos da Economia Solidária e integra aqueles num contexto educacional, explorando métodos experimentais, lúdicos e criativos. Incorpora empoderamento e a cidadania activa e considera o currículo do ensino secundário das escolas públicas em Portugal. A parte teórica da metodologia baseia-se na literatura científica sob a forma de livros, artigos científicos e websites. A metodologia empírica incorpora a observação participante, um questionário e uma entrevista, com métodos qualitativos e quantitativos para a recolha de dados. A análise dos dados recolhidos mostrou que os estudantes melhoraram a sua compreensão e reflexão crítica sobre a Economia Capitalista e Solidária. Os estudantes consideraram o jogo mais fácil, mais interessante e motivador do que os métodos tradicionais de ensino. No entanto, vários aspectos relativos ao conteúdo, execução e condições de enquadramento do jogo precisam de ser melhorados. As recomendações políticas incluem uma continuidade nas acções que encorajam a cidadania activa, bem como a integração de métodos lúdicos, criativos e experimentais nas escolas públicas em Portugal. Recomenda-se uma parceria com universidades a fim de elaborar essas actividades e métodos. Além disso, as disciplinas do ensino secundário poderiam ser alargadas, integrando temas como a Economia Solidária, a sustentabilidade ou a saúde mental.
en
The central question about this thesis is how a game that teaches Solidarity Economy in public high schools in Portugal could be developed by using experimental, creative, and playful methods. Therefore, the thesis showcases the deficiencies of the Capitalist Economy and outlines in which ways a Solidarity-based Economy could improve those shortcomings. It emphasizes on the different aspects of Solidarity Economy and integrates them in an educational context by exploring experimental, playful and creative methods. It incorporates empowerment and active citizenship and considers the curriculum of secondary education of public schools in Portugal. The theoretical part of the methodology is based on scientific literature in form of books, scientific articles and websites. The empirical methodology incorporates participant observation, a questionnaire and an interview, with qualitative and quantitative methods for data collection. The analysis of the gathered data showed that students improved their understanding and critical reflection about the Capitalist and Solidarity Economy. The students perceived the game as easier, more interesting and more motivating than traditional teaching methods. Nevertheless, various aspects concerning the content, execution and frame conditions of the game need to be improved. The political recommendations include a continuity in actions that encourage active citizenship, as well as the integration of playful, creative and experimental methods in public schools in Portugal. A partnership with universities is recommended in order to elaborate those activities and methods. Furthermore, the subjects in secondary education could be extended, integrating topics such as Solidarity Economy, sustainability or mental health.

Palavras-chave

Portugal
Game
Jogos
Cidadania -- Citizenship
Economia solidária -- Solidarity economy
Educação -- Education

Acesso

Acesso livre

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