Título
Teaching solidarity economy in Portuguese high schools through a game based on experimental, creative and playful methods
Autor
Flachs, Hanna Leonie
Resumo
pt
A questão central desta tese é como um jogo que ensina Economia Solidária em escolas secundárias
públicas em Portugal pode ser desenvolvido utilizando métodos experimentais, criativos e lúdicos.
Portanto, a tese mostra as deficiências da Economia Capitalista e delineia de que forma uma Economia
baseada na Solidariedade poderia melhorar essas deficiências. Enfatiza os diferentes aspectos da
Economia Solidária e integra aqueles num contexto educacional, explorando métodos experimentais,
lúdicos e criativos. Incorpora empoderamento e a cidadania activa e considera o currículo do ensino
secundário das escolas públicas em Portugal.
A parte teórica da metodologia baseia-se na literatura científica sob a forma de livros, artigos científicos
e websites. A metodologia empírica incorpora a observação participante, um questionário e uma
entrevista, com métodos qualitativos e quantitativos para a recolha de dados.
A análise dos dados recolhidos mostrou que os estudantes melhoraram a sua compreensão e reflexão
crítica sobre a Economia Capitalista e Solidária. Os estudantes consideraram o jogo mais fácil, mais
interessante e motivador do que os métodos tradicionais de ensino. No entanto, vários aspectos relativos
ao conteúdo, execução e condições de enquadramento do jogo precisam de ser melhorados. As
recomendações políticas incluem uma continuidade nas acções que encorajam a cidadania activa, bem
como a integração de métodos lúdicos, criativos e experimentais nas escolas públicas em Portugal.
Recomenda-se uma parceria com universidades a fim de elaborar essas actividades e métodos. Além
disso, as disciplinas do ensino secundário poderiam ser alargadas, integrando temas como a Economia
Solidária, a sustentabilidade ou a saúde mental.
en
The central question about this thesis is how a game that teaches Solidarity Economy in public high
schools in Portugal could be developed by using experimental, creative, and playful methods.
Therefore, the thesis showcases the deficiencies of the Capitalist Economy and outlines in which ways
a Solidarity-based Economy could improve those shortcomings. It emphasizes on the different aspects
of Solidarity Economy and integrates them in an educational context by exploring experimental, playful
and creative methods. It incorporates empowerment and active citizenship and considers the curriculum
of secondary education of public schools in Portugal.
The theoretical part of the methodology is based on scientific literature in form of books, scientific
articles and websites. The empirical methodology incorporates participant observation, a questionnaire
and an interview, with qualitative and quantitative methods for data collection.
The analysis of the gathered data showed that students improved their understanding and critical
reflection about the Capitalist and Solidarity Economy. The students perceived the game as easier, more
interesting and more motivating than traditional teaching methods. Nevertheless, various aspects
concerning the content, execution and frame conditions of the game need to be improved. The political
recommendations include a continuity in actions that encourage active citizenship, as well as the
integration of playful, creative and experimental methods in public schools in Portugal. A partnership
with universities is recommended in order to elaborate those activities and methods. Furthermore, the
subjects in secondary education could be extended, integrating topics such as Solidarity Economy,
sustainability or mental health.