Título
O ensino de língua e cultura Portuguesa no estrangeiro: O caso da República Federal da Alemanha
Autor
Pereira, Dora
Resumo
pt
Este trabalho de investigação resulta da articulação do enquadramento teórico,
com o trabalho de campo desenvolvido na Alemanha.
No Primeiro capítulo, são referidos os objectivos de entre os quais tomo por
objectivo central, compreender como se criaram, com que fundamentos e como
evoluíram os cursos de português no estrangeiro, tendo como referência empírica o caso
da República Federal da Alemanha.
O segundo capítulo está directamente relacionado com a metodologia utilizada
no presente trabalho.
Na segunda parte, equivalente ao terceiro, quarto e quinto capítulos, dá inicio ao
enquadramento teórico no qual são referidos temas como a educação, a cidadania, a
globalização e a mobilidade espacial.
Na terceira parte, ou seja, capítulos seis, sete e oito é referido o enquadramento
político, jurídico e processo de institucionalizações do Ensino Português no estrangeiro.
Esta parte responde às perguntas de partida do meu trabalho, ou seja, o como, o porquê
e em que contexto surgiram os cursos de Língua e Cultura Portuguesa no Estrangeiro.
Nos finais dos anos 60, as Missões Católicas e as Associações de Portugueses fazem
pressão perante as autoridades portuguesas para que enviem professores. Portugal reage
às necessidades dos emigrantes publicando o Decreto- Lei 48944/69, de 28 de Março,
que deu origem à criação do Ensino de Língua Materna na Alemanha, sendo os
primeiros professores enviados através do Instituto de Alta Cultura em 1970.
Em 1997/98 havia na República Federal da Alemanha 180 cursos leccionados
por cerca de 120 professores: 1/3 destes cursos eram da responsabilidade portuguesa. Os
cursos mistos a cargo dos dois estados constituíam a maioria dos cursos da RFA e só
um pequeno número de professores se encontrava a cargo exclusivo dos estados
federados.
Actualmente, os professores estão todos ao mesmo nível e são todos contratados
pelo Ministério da Educação Português, estes contratos dependendo de uma avaliação
realizada aos professores através dos Serviços de Coordenação do Ensino e das suas
qualificações profissionais do que dependerá ou não a renovação durante quatro anos.
en
This analysis looks at the creation and subsequent evolution of Portuguese
language courses in foreign countries, especially those within Germany.
In the first chapter, I will expose the objectives of this work and take at central
objective how and why the Portuguese Language Courses were developed in foreigner
countries using the Federal Republic of Germany as example.
The second part discusses the political and legal aspects inherent in creating
these courses as well as their individual ramifications.
The third part, entitled “Portuguese Language Courses in Germany: Factors,
Conditions and Policies”, discusses immigration policy and the German educational
system.
In the nineteen sixties, Catholic missions in conjunction with various Portuguese
Associations pressured the Portuguese Authorities to send language teachers to
Germany. In response to the needs of immigrants, Portugal published “Decree
48944/69” on March 28, leading to the creation of Portuguese Language Education in
Germany. The first teachers were sent in nineteen seventy through the Portuguese
Office of High Culture.
By the end of the nineties there were one hundred and eighty courses being
taught in the Federal Republic of Germany by a staff of one hundred and twenty
teaching professionals. One-third of these courses were the full responsibility of the
country of Portugal. The other two-thirds were the joint responsibility of both Portugal
and Germany. The Federal Republic of Germany itself was responsible for only a small
number of these courses and their associated teachers.
At present, all teachers hired by the Portuguese Ministry of Education are
teaching at the same level. Their teaching contracts are dependent on an individual
teaching assessment carried out by the Portuguese Educational Service. Renewal of the
four-year contract is based on both this assessment and the individuals professional
qualifications.