Título
Estudo de caso sobre o consumo de cinema entre estudantes universitários em Lisboa
Autor
Pinheiro, David Rodrigues
Resumo
pt
Este estudo tem como principal objetivo identificar os perfis dos consumidores de cinema da comunidade de estudantes universitários em Lisboa. Em acréscimo, pretende-se, a partir de bibliografia relevante, elaborar uma análise dos perfis deste tipo de consumidores na atualidade, onde existem cada vez mais formas de consumo da Sétima Arte, tendo em conta que a indústria está em constante mudança. Assumindo a existência de várias definições de cinéfilo, procurou-se perceber se os próprios consumidores de cinema se identificam, atualmente, com o respetivo conceito. Desta forma, sabendo que existe uma segmentação da indústria, com diversos géneros de filmes a serem produzidos, existe também uma segmentação dos consumidores.
Tentar perceber de que forma é que os consumidores de cinema universitários vêm a indústria foi uma das preocupações deste estudo. Em acréscimo, tentou-se ainda perceber de que forma é que estes consumidores de cinema se classificam, que fontes de informação é que usam quando procuram por um filme, quais são os seus meios de consumo e, finalmente, as suas relações com a indústria.
Utilizando métodos qualitativos, através de entrevistas realizadas a dez consumidores de cinema universitários da cidade de Lisboa, chegou-se à conclusão de que, atualmente, os consumidores de cinema se diferenciam através das fontes de informação, dos meios de consumo e das suas relações com a indústria.
en
The main goal of this study is to identify the profiles of cinema consumers in Lisbon’s academic community. In addition, taking some relevant bibliography into consideration, it’s intended to elaborate an analysis of these consumers’ profiles taking into consideration that, nowadays, there are many forms of consumption of the Seventh Art, bearing in mind that the industry is in constant change. Assuming the existence of several definitions of the concept of cinephile, it was intended to understand if cinema consumers identify with that respective concept. Thus, knowing that there is a segmentation of the industry, with different genres of films being produced, there is also a segmentation of consumers.
Trying to understand how college students understand the industry was one of the major concerns of this study. In addition, an attempt was also made to understand how these film consumers classify themselves, what sources of information they use when looking for a film, what are their means of cinema consumption and, finally, what are their relationships with the industry.
Using qualitative methods, through interviews carried out with ten cinema consumers that are also college students in the city of Lisbon, it was concluded that, currently, cinema consumers differ through information sources, means of onsumption and their relationships with the industry