Título
Justiça restaurativa, liderança moral e clima escolar: Perceções de profissionais de educação em posições de liderança
Autor
Belletti, Talita de Freitas Mondini
Resumo
pt
A justiça restaurativa pode ser uma alternativa promissora ao sistema punitivo, que se mostra presente em escolas no mundo todo. No entanto, a implementação dessa abordagem não é sustentável, se não houver um alinhamento por parte dos líderes e comunidade escolar com a ideologia da justiça restaurativa. O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções de profissionais que ocupam cargos de liderança em escolas em Portugal, quanto aos princípios da justiça restaurativa, bem como as associações entre estes princípios e as características individuais dos líderes (e.g., liderança moral, experiência) e as características da escola (e.g., clima, localização, dimensão). Participaram neste estudo 99 profissionais de educação que ocupavam cargos de liderança no contexto escolar português, sendo 62.6% do sexo feminino e 37.4% do sexo masculino, com idades que variaram entre 31 e 67 anos (DP = 8.17). Os resultados demonstraram que os líderes revelaram uma concordância com os princípios da justiça restaurativa. São necessárias pesquisas adicionais que possam examinar as condições de implementação e a eficácia de abordagens baseadas na justiça restaurativa e que permitam identificar barreiras na aplicação desta abordagem nas escolas em Portugal, bem como formas de as ultrapassar.
en
Restorative justice can be a promising alternative to the punitive system, which is present in schools around the world. However, the implementation of this approach is not sustainable if leaders and the school community are not aligned with the ideology of restorative justice. This study aimed to investigate the perceptions of professionals who occupy leadership positions in schools in Portugal, regarding the principles of restorative justice, as well as the associations between these principles and the individual characteristics of leaders (eg, moral leadership, experience) and the characteristics of the school (eg, climate, location, size). 99 professionals of education who occupied leadership positions in the Portuguese school context participated in this study, in which 62.6% were female and 37.4% were male, with ages ranging between 31 and 67 years (SD = 8.17). The results demonstrated that the leaders revealed an agreement with the principles of restorative justice. Additional research is needed to examine the conditions for the implementation and effectiveness of approaches based on restorative justice and to identify barriers to the application of this approach in schools in Portugal, as well as ways to overcome them.