Título
Tips for tips: A methodical approach towards better hint systems
Autor
Silva, André Filipe Gonçalves
Resumo
pt
Estudos existentes em assistência a jogadores de videojogos focam-se em qual a melhor forma de
fazer o design de dicas e qual o seu potencial impacto na experiência dos jogadores. No entanto,
tanto quanto temos conhecimento, não existe investigação sobre o impacto de diferentes tipos de
sistemas de seleção de dicas na experiência dos jogadores. Esta dissertação propõe uma framework
conceptual para o design e comparação de sistemas de dicas como uma peça fundamental do design
centrado no utilizador. Esta framework conceptual foi aplicada ao desenvolvimento de ”Island”,
um jogo de exploração em primeira pessoa, baseado em conhecimento, juntamente com duas abordagens
de seleção de dicas: seleção aleatória ou uma ordenação por nível de quão ocultas estas são.
Foram realizados testes com participantes e, posteriormente, análises estatísticas que revelaram existir
uma relação entre o sistema de seleção de dicas e parâmetros do jogo, tais como a percentagem
de vitórias, que validam a nossa framework conceptual. Estes resultados podem ter um impacto
significativo no estudo da adaptação da experiência do jogador através da forma como a seleção de
dicas é realizada, não só para jogos para divertimento, mas também para jogos sérios e educativos.
en
Previous research on video game player assistance has focused on how to best design hints and
their potential impacts on player experience; however, to the best of our knowledge, no research
has been done on the impact of different hint selection systems on player experience. This dissertation
proposes a conceptual framework for designing and comparing hint systems as a core piece
of user centered design. This conceptual framework was applied to the development of ”Island”,
a first person knowledge-based exploration game, along with two approaches for hint selection:
randomly selecting hints or ordering hints by their covertness. Playtests were performed with 20
different participants and a statistical analysis was performed which showed that there is a relationship
between the hint selection system and gameplay features such as win rate, which validates our
conceptual framework. We believe our findings have the potential to impact the study of player
experience adaptation through hint selection, not only for games for fun, but also serious and educational
games.