Título
Detecting player’s divided attention state during gameplay
Autor
Rodrigues, Marco Martins
Resumo
pt
Os jogos sérios para a saúde e ensino estão-se a tornar mais comuns. Estes jogos têm evoluído os
seus métodos de diagnosticar, tratar, e ensinar, não havendo, ainda assim, muito trabalho anterior
relativamente à deteção do estado de atenção do jogador. Esta dissertação apresenta o desenvolvimento
e validação de um sistema para detetar quando o estado de atenção do jogador é atenção
dividida. O sistema utiliza mecânicas gerais e eventos presentes em jogos para analisar o desempenho
do jogador e posteriormente detetar se o jogador está a dividir a sua atenção com outra tarefa.
O sistema é testado com um jogo desenvolvido para o contexto desta dissertação. Os resultados obtidos
mostram que o sistema é capaz de usar as metricas de desempenho do jogo para identificar a
divisão da atenção por parte do jogador. O sistema pode ajudar designers a melhorar os seus jogos,
tornado-os mais responsivos, e também pode ser uma framework para o desenvolvimento de outros
sistemas, específicamente, para a deteção do estado da atenção do jogador.
en
Serious games for health and teaching are becoming more common. These games have been evolving
their methods of diagnosing, treating and teaching; however, not much previous work has been
done relatively to the detection of the player’s attention state. This dissertation presents the design
and testing of a system for the detection of divided attention state in players. The design of the
system makes use of general game mechanics and events to analyse the player’s performance and,
from that detect whether the player is dividing attention with another task. The proposed system
was tested on a game designed and developed in the context of this dissertation. The obtained
results show that the system is able to use performance features to identify the divided attention
state of the player. This system is expected to help developers improve their games, making them
more responsive, and also be a framework of development for other systems, specifically, for the
detection of the attention state of the player.