Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Hotelaria e Turismo
Título

Boutique hotels: Understanding service quality dimensions through the analysis of online reviews

Autor
Cássio, Pedro Miguel Nunes de Gouveia e
Resumo
pt
Os Hotéis Boutique, alojamentos de pequena dimensão focados em design e experiência, são um subsector do turismo em franco desenvolvimento e expansão. Apenas em Portugal, existem, à data, mais de 50 alojamentos listados como Hotéis Boutique, cada um com pontos de diferenciação específicos. Desta forma, o presente estudo visa identificar e analisar as várias dimensões e atributos que compõem a experiência em Hotéis Boutique, assim como compreender de que forma a experiência de cada hóspede varia de acordo com o tipo de viajante (em família, em trabalho, com amigos, sozinho ou em casal) e de que forma cada um destes atributos impacta a satisfação geral do consumidor. Paralelamente, num momento em que se torna impossível ignorar os impactos da pandemia de Covid-19 no setor do turismo, o presente estudo pretende aprofundar de que forma a indústria dos Hotéis Boutique foi impactada por esta nova realidade, prevendo as suas consequências nos próximos anos. De forma atingir os objetivos citados, 2 estudos foram aplicados de forma independente. Inicialmente, foi efetuada uma análise de conteúdo de avaliações online deixadas por visitantes de 12 Hotéis Boutique em Portugal. Posteriormente, 3 gestores de Hotéis Boutique portugueses foram entrevistados de forma a complementar as informações recolhidas no estudo anterior. Os resultados desta análise revelaram que os principais atributos associados à experiência em Hotéis Boutique são: Pequeno-almoço, Quarto, Área Circundante, Hotel, Recomendação da Estadia, Dia de Chegada e Staff. Em concordância, os resultados comprovam que cada tipo de viajante valoriza atributos distintos durante a sua estadia em Hotéis Boutique. Adicionalmente, esta pesquisa permitiu detalhar quais os principais atributos que conduzem os hóspedes a classificar positivamente e negativamente a sua experiência em Hotéis Boutique. Por fim, os resultados deste estudo apontam para um crescimento exponencial da indústria Boutique durante os próximos anos, particularmente em zonas urbanas, no rescaldo da pandemia de Covid-19. Esta dissertação contribui para o preenchimento de uma lacuna na literatura relativamente a Hotéis Boutique e permite que os gestores destes alojamentos, em Portugal e restantes cantos do mundo, retirem oportunidades e sugestões de melhoria para os seus hotéis.
en
The Boutique Hotels, small-scale accommodations focused on design and experience, are a subsector of tourism in fast development and expansion. At the moment, in Portugal, there are more than 50 accommodations listed as Boutique Hotels, each with specific points of differentiation. Thus, this study aims to identify and analyze the various dimensions and attributes that take part in the Boutique Hotel experience, as well as understand how the experience of each guest varies according to its traveler type (family, business, friends, alone or couple) and how each one of these attributes impacts the overall consumer satisfaction. At a time when it is impossible to ignore the impacts of the Covid-19 pandemic on the tourism sector, this study also aims to deepen on how the Boutique Hotel industry was impacted by this new reality, predicting its consequences in the next years. In order to achieve such objectives, 2 studies were applied independently. Initially, a content analysis of online reviews left by visitors of 12 Boutique Hotels in Portugal was carried out. Subsequently, 3 managers of Portuguese Boutique Hotels were interviewed in order to complement the information collected in the previous study. The results of this analysis revealed that the main attributes of a Boutique Hotel Experience are: Breakfast, Room, Surrounding Area, Hotel, Recommend the Stay, Arrival Day and Staff. Moreover, the results prove that each traveler type values different attributes during their stay in Boutique Hotels. At the same time, this research allowed to detail the main attributes that lead guests into positively or negatively rate their experience in Boutique Hotels. Finally, the results of this study point to an exponential growth of the Boutique industry over the next few years, particularly in urban areas, in the aftermath of the Covid-19 pandemic. This dissertation contributes to filling a gap in the literature regarding Boutique Hotels, and allows the managers of these accommodations, in Portugal and other corners of the world, to withdraw opportunities and suggestions for improvement for their hotels.

Data

21-jan-2022

Palavras-chave

Online reviews
Dimensões da experiência
Análise de conteúdo -- Content analysis
Qualidade dos serviços -- Services quality
Boutique hotels
Dimensions of the experience
Hotéis Boutique
Avaliações online

Acesso

Acesso livre

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