Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

What are the main dimensions of the visitor grand prix experience, based on the narratives shared online

Autor
Tok, Tuba
Resumo
pt
Com o polêmico Grande Prêmio de Abu Dhabi (GP) em 2021 e a popular série de documentários da Netflix Drive to Survive, a Fórmula 1 (F1) ganhou um interesse inesperado. Este fenómeno levou à necessidade de investigar o conceito de experiência do visitante, em particular as dimensões da experiência turística. O grande público de turistas de F1 cria a necessidade de entender as experiências dos visitantes. Como resultado, a dissertação concentra-se no papel crucial de identificar as principais dimensões que são moldadas pelos visitantes do GP com base em narrativas partilhadas online e se as dimensões da experiência variam para visitantes satisfeitos e insatisfeitos. Para a parte metodológica, uma análise de conteúdo misto foi aplicada incluindo 10 corridas de GP. Os resultados deste estudo foram realizados pelo software Leximancer que identificou 13 temas que são corrida, circuito, dia, F1, estandes, experiência, evento, alimentação, organização, trem, visita, hora e passeio. De acordo com os resultados, as dimensões mais significativas para os visitantes que participam de um GP são a corrida, o circuito e o dia. Em relação à segunda questão de pesquisa, o estudo foi além da pesquisa anterior e descobriu se os visitantes satisfeitos e insatisfeitos transmitem diferenças significativas sobre as experiências de GP dos visitantes. Os visitantes expressaram sua satisfação por meio dos temas experiência, fim de semana, corrida, circuito e passeio, enquanto as críticas negativas foram associadas a fila, comida e dia. Consequentemente, esses achados contribuem para a literatura sobre experiências turísticas no GP de Fórmula 1 ao contribuir para uma maior compreensão das perspectivas subjetivas dos visitantes.
en
With the controversial Abu Dhabi Grand Prix (GP) in 2021 and the popular Netflix documentary series Drive to Survive, Formula 1 (F1) gained unexpected interest. This phenomenon led to the need to investigate the concept of visitor experience, in particular the dimensions of tourist experience. The large audience of F1 tourist creates the necessity to understand the visitors’ experiences. As a result, the dissertation concentrates on the crucial role of identifying the main dimensions that are shaped by the GP visitors based on narratives shared online and if the dimensions of the experience vary for satisfied and dissatisfied visitors. For the methodology part, a mixed content analysis was applied by including 10 GP races. The results of this study were performed by the software Leximancer that identified 13 themes which are race, circuit, day, F1, stands, experience, event, food, organization, train, visit, hour, and tour. According to the results, the most significant dimensions for the visitors that take part in a GP are the race, circuit, and day. Regarding the second research question the study went beyond prior research and discovered if satisfied and dissatisfied visitors convey significant differences about their visitor GP experiences. Visitors expressed their satisfaction through the themes experience, weekend, race, circuit, and tour whereas negative reviews were associated with queue, food, and day. Consequently, these findings contribute to the literature on tourist experiences in the Formula 1 GP by contributing to greater comprehension of the visitors’ subjective perspectives.

Data

11-set-2023

Palavras-chave

Experiência do cliente
Análise de conteúdo -- Content analysis
Satisfação do cliente -- Customer satisfaction
Desporto -- Sport
Turismo -- Tourism
Dimensions of the experience
Comentários na web

Acesso

Acesso livre

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