Título
A aceitação de tecnologias de inteligência artificial no retalho num contexto pandémico: Abordagem online vs offline
Autor
Sousa, Ana Carolina Gonçalves Teixeira de
Resumo
pt
A inteligência artificial (IA) é atualmente uma das tecnologias mais emergentes e, com maior
capacidade de transformar não só o tecido empresarial como a sociedade. No campo das
organizações, o principal propósito deste tipo de tecnologias é ajudar a criar valor para os seus
consumidores. Os avultados custos de investimento e o potencial fraco interesse dos seus
clientes em adotar estas tecnologias são um entrave à sua implementação. Para além do mais,
o clima de incerteza criado com o surgimento da pandemia COVID-19 levanta ainda mais
dúvidas aos gestores. Por essa razão, o principal objetivo desta dissertação foca-se em
entender que fatores é que os retalhistas devem privilegiar, de forma a garantir uma maior
aceitação de tecnologias de IA por parte dos seus consumidores, num contexto pautado pela
COVID-19. Com esse propósito, foi desenvolvido um questionário onde os participantes
avaliaram diversas dimensões acerca de um tipo de tecnologia de IA. Com uma amostra de
302 respondentes, os resultados sugerem que as dimensões perceção de enjoyment, perceção
de utilidade e atitude são aquelas que os participantes consideram mais importantes na
afetação da intenção de adoção de uma tecnologia. Também foi possível concluir que nem a
flexibilidade cognitiva nem o medo da COVID-19 têm impacto na aceitação de uma
tecnologia de IA no retalho.
en
Artificial intelligence (AI) is currently one of the most emerging technologies with the
tremendous capacity to transform not only companies but also society. Regarding
organizations, the main purpose of these types of technologies is to help create value for their
consumers. The high investment costs and the potential low interest of its customers in
adopting these technologies are a massive obstacle to their implementation. Furthermore, the
climate of uncertainty created with the emergence of the COVID-19 pandemic raises even
more doubts for the managers. For this reason, the main objective of this dissertation focuses
on understanding which factors retailers should privilege, to ensure a greater acceptance of AI
technologies by their consumers, in a context determined by COVID-19. For this purpose, a
questionnaire was developed in which participants assessed several dimensions about a type
of AI technology. With a sample of 302 respondents, the results suggest that the dimensions
of perceived enjoyment, perceived of use, and attitude are the ones that the participants
consider the most significant in affecting the intention to adopt a technology. It was also
possible to conclude that neither cognitive flexibility nor fear of COVID-19 have an impact
on the acceptance of a retail AI technology.