Título
Relação entre a satisfação organizacional com sistemas de recompensas e a capacidade de retenção dos expatriados
Autor
Emídio, Catarina Madruga Afonso Monteiro
Resumo
pt
A capacidade de reter talento é prioritária para qualquer organização. Quando se fala de
expatriação, o nível de prioridade aumenta significativamente, devido ao investimento que é
feito pelas organizações, na criação destas missões.
A literatura indica que existe uma relação clara entre a satisfação organizacional e a capacidade
de retenção de expatriados, mas tendo em conta que a satisfação organizacional é um campo
vasto, é importante perceber quais são as vertentes desta que mais influenciam esta relação.
Mais ainda, a literatura correlaciona a satisfação organizacional com o comprometimento
organizacional, encontrando-se mesmo dividida nas suas perceções quanto ao seu tipo de
relação. Contudo, existem poucos estudos que avaliem a capacidade de moderação do
comprometimento organizacional na relação entre a satisfação organizacional e a capacidade
de retenção.
Tendo em conta que os sistemas de recompensas são um fator que influencia, tal como refere a
literatura, não só a vontade de aceitar a missão, mas também a de permanecer na mesma, por
parte dos expatriados, este estudo irá tentar provar que o comprometimento organizacional tem
capacidades de intensificar a relação entre a satisfação organizacional com os sistemas de
recompensas e a capacidade de retenção dos expatriados.
Para tentar provar a veracidade das hipóteses propostas, realizou-se um estudo quantitativo
correlacional, que conta com uma amostra de 151 expatriados e ex-expatriados portugueses.
en
The ability to retain talent is a priority for any organization. When it comes to expatriation, the
priority level increases significantly, due to the investment that is made by organizations, in the
creation of these missions.
The literature indicates that there is a clear relationship between organizational
satisfaction and the ability to retain employees, but considering that organizational satisfaction
is a vast field, it is important to understand which aspects of it most influence this relationship.
Furthermore, the literature correlates organizational satisfaction with organizational
commitment, finding itself divided in their perceptions regarding their type of relationship.
However, there are few studies that assess the ability of organizational commitment to moderate
the relationship between organizational satisfaction and retention ability.
Taking into account that compensation systems influence, as mentioned in the literature,
not only the willingness to accept the mission, but also the willingness to remain in it, this study
will try to prove that this commitment has the ability to intensify the relationship between
organizational satisfaction with compensation systems and the ability to retain expatriates.
In order to try to prove the veracity of the proposed hypotheses, a correlational quantitative
study was carried out, which has a sample of 151 Portuguese expatriates and former expatriates.