Título
Uma fita de touros irá passar no estrangeiro: Gado Bravo (1934) e o sonho de uma indústria cinematográfica europeia em Portugal
Autor
Dias, Rebecca Ferreira
Resumo
pt
Esta pesquisa objetiva refletir como Portugal, mesmo à margem da cinematografia
internacional, dominada por países como os Estados Unidos e a Alemanha, possuía um lugar
no meio dos fluxos cinematográficos da década de 1930. Neste sentido, pretende-se
compreender como a dinâmica entre uma juventude cinéfila dotada de contatos e influências
no estrangeiro e o recém criado Estado Novo desenhou os projetos da fomentação da indústria
cinematográfica portuguesa.
Fundado em 1933, o Bloco H. da Costa possuiu o objetivo de promover uma produção
contínua de filmes portugueses com o intuito de obterem êxito internacionalmente. Parte-se, a
partir daí, a busca por juntar figuras internacionais com os técnicos portugueses para que
trabalhassem lado a lado a fim de realizar filmes cuja qualidade técnica pudesse competir com
as principais indústrias cinematográficas da época. Desta forma, estreou em agosto de 1934 a
única longa-metragem produzida pelo Bloco: Gado Bravo, de António Lopes Ribeiro,
supervisionado pelo alemão Max Nosseck. A partir disto, esta dissertação possui o intuito de
responder às seguintes questões: De que maneira Gado Bravo ilustrou o projeto de criar uma
indústria nacional portuguesa de moldes internacionais? E como tal objetivo pode ser lido
como consequência das circulações transnacionais existentes no cenário cinematográfico na
primeira metade da década de 1930?
en
This research aims to reflect how Portugal, even at the margins of international
cinematography, dominated by countries such as the United States and Germany, had a place
in the midst of the cinematographic flows of the 1930s. In this sense, it is intended to
understand how the dynamics between a young cinema-goers gifted with contacts and
influences from abroad and the newly created Estado Novo designed the projects of the
fomentation of the Portuguese film industry.
Founded in 1933, the H. da Costa Block had the objective of promoting a continuous
production of Portuguese films with the intention of achieving international success. From
this, the search was on to bring together international figures with portuguese technicians so
that they could work side by side to make films whose technical quality could compete with
the main industries of the time. Thus, the only feature film produced by the Bloco premiered
in August 1934: Gado Bravo, by António Lopes Ribeiro, supervised by german Max
Nosseck. Based on this, this dissertation has the intention of answering the following
questions: In what ways did Gado Bravo illustrate the project of creating a Portuguese
national industry of international molds? And how can this goal be read as a consequence of
the transnational circulations existing in the cinematographic scenario in the first half of the
1930s?