Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Analysis of consumer perception regarding the electric vehicle market

Autor
Alipour, Nilufar Kolayei
Resumo
pt
O objetivo deste estudo é compreender a percepção do consumidor em relação aos veículos elétricos a partir da análise de suas atitudes em relação a eles. Mais precisamente, este estudo visa esclarecer quais características um veículo movido a eletricidade precisaria ter para atrair mais consumidores. Além disso, o objetivo é analisar a atitude dos consumidores preocupados com o meio ambiente em relação a esses carros, pois eles têm a reputação de serem mais ecológicos. Além disso, foram analisadas e avaliadas as limitações do lado do consumidor. Para a avaliação disso, uma pesquisa foi publicada online. Ao todo, 326 participaram do questionário e as informações coletadas foram analisadas no SPSS. Olhando para os resultados, torna-se evidente que os consumidores preocupados e sustentáveis têm um interesse mais profundo em implementações mais ecológicas em carros. A análise da percepção do consumidor em relação a alguns dos recursos mostra que, por exemplo, limitações como a escolha limitada de estações de recarga tem uma influência negativa em sua consciência sobre esses carros. Além disso, o tempo de carregamento mais longo como outro recurso tem um efeito negativo na percepção do consumidor. Isso é seguido por alto custo e conhecimento limitado sobre EV, enquanto a ansiedade de alcance não desempenha um papel significativo em sua consciência em relação a esses veículos.
en
The objective of this study is to comprehend consumer perception regarding electric driven vehicles by analysing their attitude towards those them. More precisely, this study aims to clarify which features an electric driven vehicle would need to have to attract more consumers. Additionally, the aim is to analyse the attitude from environmental concerned consumers toward those cars as they have the reputation for being more ecological. Furthermore, the limitations from consumers side have been analysed and evaluated, this was followed by clarifying which features are in general important to them when they purchase a vehicle. For the evaluation of this, a survey has been published online. All in all, 326 participated in the questionnaire and the gathered information was analysed in SPSS. This has been done in order to respond to the research questions and draw conclusions form the hypothesis testing. Looking at the results it becomes evident that sustainable concerned consumers have a deeper interest in more eco-friendly implementations in cars. Analysing consumer perception regarding some of the features, shows that for example limitations like limited choice of charging stations has a negative influence on their awareness about those cars. Furthermore, longer charging time as another feature has a negative effect on consumer perception. This is followed by high cost, limited knowledge about EV, whereas range anxiety does not play a significant role in their awareness regarding those vehicles. Looking at positive features like cheaper operation shows that it still does not contribute to a more positive viewpoint.

Palavras-chave

Limitações
Limitations
Consumer perception
Decisão de compra
Percepção do consumidor
Veículos elétricos
Purchasing decision
Electric driven vehicles
Car features
Environmental damage
Características do carro
Danos ambientais

Acesso

Acesso livre

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