Título
Um sistema de apoio à decisão para inernacionalização do ensino superior
Autor
Barreto, Marta Sofia Sousa
Resumo
pt
Tendo como premissa o crescimento da internacionalização do ensino superior e a necessidade de conhecer melhor este fenómeno, o presente estudo teve como propósito, o desenvolvimento de uma ferramenta de BI para auxiliar a tomada de decisão. Para a concretização dos objetivos, optou-se pela realização de um estudo descritivo com uma abordagem quantitativa apoiada em inquérito por questionário, construído para o efeito com base na revisão bibliográfica e num modelo conceptual alicerçado em cinco domínios e trinta subdomínios. Com base nos dados obtidos, sua análise e tratamento, foram elaborados os Dashboards. Para a construção dos Dashboards utilizou-se o Power BI tendo como foco descobrir dados e padrões sobre estudantes outgoing e incoming, portugueses que estão a estudar no estrangeiro e estrangeiros a estudar em Portugal. A realização deste estudo permitiu identificar diferenças de comportamento e padrões nas opções de mobilidade académica, perceber as similaridades e diferenças nas necessidades dos estudantes por nacionalidades, de modo a poder definir uma estratégia mais personalizada. Pretendeu-se ainda conhecer alguns pontos de pressão que as instituições estão a vivenciar com a pandemia Covid-19, especialmente, como se adaptaram e responderam, à imposição de aulas online. Em suma, o presente estudo vem sublinhar a importância da ferramenta de apoio à decisão para a criação de futuras estratégias para responder aos novos desafios atuais e futuros, no contexto de internacionalização do ensino superior.
en
Based on the premise of the growth of the internationalization of the higher education and the need to better understand this trend, the purpose of this study was set out to develop a BI tool to assist decision-making. To achieve the objectives, we chose to carry out a descriptive study with a quantitative approach supported by a questionnaire survey, built for this purpose based on the literature review and a conceptual model. It consists of five domains and thirty subdomains. Centered on the data obtained, its analysis, and treatment, Dashboards were developed. The Dashboards were built using Power BI software. The main purpose of the Dashboards focused on finding data and patterns about incoming and outgoing students, Portuguese students studying abroad, and foreign students studying in Portugal. This study allowed to identify differences in behavior and patterns in academic mobility options, to understand similarities and differences in students' needs by nationalities, to aid in defining a more personalized strategy. We also wanted to learn about some of the pressure points those institutions are experiencing with the Covid-19 pandemic, especially how they have adapted and responded to the imposition of online classes. In short, this study underlines the importance of the decision support tool for the creation of future strategies to respond to current and future challenges in the context of the internationalization of the higher education.