Título
Implementação de um dashboard dinâmico para melhoria da gestão de vendas
Autor
Xavier, Ivo Alexandre da Cruz
Resumo
pt
A cultura orientada a dados e análises avançadas tem sido cada vez mais adotadas nas
organizações. No entanto, poucas organizações são realmente bem-sucedidas na implementação e
análise de operações de negócios, especialmente, a análise de vendas, que é uma área que carece de
contribuições de pesquisa e também onde os profissionais geralmente não têm ferramentas nem
orientação para usufruir de todos os benefícios (Tanskanen, 2020).
O presente trabalho pretende abordar um problema encontrado numa organização de tecnologia
de consumo, na qual se verificou a falta de consolidação de indicadores, num único ecrã, para uma
melhor análise e mais bem fundamentada tomada de decisões preditivas e ações corretivas. Para a
resolução deste problema foi considerado a criação de um dashboard dinâmico, para apoio à gestão
de vendas, que permitisse aos responsáveis atingir uma melhoria dos KPI’s estratégicos da empresa.
Para tal, foi efetuado um estudo interno, através de entrevistas individuais a pessoas chave da
organização, nas quais se chegou à conclusão da necessidade de ter à disposição uma ferramenta que
aglomerasse, num único local e de fácil interpretação, todos os dados relevantes ao negócio que estão
atualmente espalhados por diversos sistemas.
Foi ainda possível concluir no presente trabalho que, a utilização de dashboards acarreta
inúmeras vantagens para gestão do negócio e apoio à tomada de decisão, confirmando assim as
considerações efetuadas por alguns autores acerca da importância dos mesmos, assim como de KPI’s
e a sua relevância para a gestão do negócio.
en
Data-driven culture and advanced analytics have been increasingly adopted in organizations.
However, few organizations are really successful in implementing and analyzing business operations,
especially sales analysis, which is an area that lacks research contributions and also where
professionals often lack the tools and guidance to take advantage of its benefits (Tanskanen, 2020).
The present work intends to approach a problem found in a consumer technology organization,
in which there was a lack of consolidation of indicators, in a single screen, for a better analysis and
more well-founded decision-making of predictive and corrective actions. To solve this problem, it was
considered the creation of a dynamic dashboard, to support sales management, which would allow
those responsible to achieve an improvement in the company's strategic KPIs. To this end, an internal
study was carried out, through individual interviews with key people in the organization, in which it
was concluded that there was a need to have a tool available that gathered, in a single place and easy
to interpret, all data relevant to the business, that are currently spread across multiple systems.
It was also possible to conclude in the present work that the use of dashboards entails numerous
advantages for business management and decision-making support, thus confirming the
considerations made by some authors about their importance, as well as KPI's and their relevance to
the business management.