Título
Como melhorar a gestão de conhecimento em projetos de consultoria
Autor
Cabrita, Tomás Manuel Martins
Resumo
pt
A Gestão de Conhecimento ao dia de hoje apresenta uma relevância extrema para as organizações, para empresas que prestam serviços este tema é ainda mais relevante tendo em conta que maioritariamente o “elemento” a ser transacionado é o conhecimento.
O principal objetivo deste estudo é criar medidas para a gestão de conhecimento em organizações com base em projetos de consultoria, avaliar tendências, impactos e as principais causas da perda de conhecimento. Para tal foram elaboradas entrevistas, numa consultora, fazendo uso da metodologia “Pereira Problem Solving” a uma amostra de 20 participantes.
Os resultados mostraram que embora difícil de realizar a gestão de conhecimento em consultoras. O estudo aponta como principais causas da perda a rotatividade do capital humano, deficiências no processo de armazenamento, e elementos processuais do KM.
Estas lacunas após identificadas podem ser trabalhadas por forma a gerar os benefícios apontados pelo estudo, como a apresentação de melhores soluções para os clientes, ou a redução do tempo e esforço aplicado nos projetos, elevando indicadores de eficácia e produtividade.
en
Today's Knowledge Management is extremely relevant for organizations, for companies that provide services, this topic is even more relevant, considering that most of the “element” to be transacted is knowledge.
The main objective of this study is to create measures for knowledge management in project base organizations based, assess trends, impacts and the main causes of knowledge loss. To this end, interviews were carried out, in a consultant, using the “Pereira Problem Solving” methodology to a sample of 20 participants.
The results showed that although it is difficult to carry out knowledge management in consultants, the study points out that the main causes of loss of knowledge are the turnover of human capital, deficiencies in the storage process, and procedural elements of KM.
These gaps, once identified, can be worked on, in order to generate the benefits pointed out by the study, such as the presentation of better solutions for customers, the reduction of time and effort applied to projects, increasing efficiency and productivity indicators.