Título
O impacto da oferta de crédito ao consumo na economia
Autor
Loures, Fabiano Guimarães
Resumo
pt
A presente tese visa estudar a relação do crédito ao consumo ofertado para as famílias com o crescimento económico em Portugal, analisando sua interação com o PIB, inflação, volume de poupança e vendas a retalho. Apesar de sua importância para e economia e do rápido crescimento a partir da década de 1990, o crédito ao consumo ainda carece de estudos empíricos, tanto a nível nacional quanto internacional. Ao analisar a literatura, não se chegou a um consenso se a oferta de crédito é algo positivo ou prejudica o desenvolvimento económico, com resultados e conclusões divergentes entre os artigos consultados. Para responder se em Portugal o crédito impacta positivamente no PIB e como interage com as demais variáveis, foi elaborado um modelo VAR nas primeiras diferenças. Através do VAR constatou-se que não há relação de causalidade à Granger entre o crédito ao consumo e o PIB, em nenhuma direção,
mesmo ambos tendo uma correlação forte. O crédito ao consumo só é capaz de ajudar a prever as vendas a retalho, tendo uma relação de causalidade unidirecional nesse caso.
en
This thesis aims to study the relationship of consumer credit offered to private consumers (households)
with economic growth in Portugal, analyzing its interaction with GDP, inflation, savings, and retail
sales. Despite its importance to the economy and its quick growth from the 1990s onwards, Consumer
credit still lacks empirical studies, both at the national and international levels. When analyzing the
literature, no consensus was reached on whether the offer of credit is something positive or harms
economic development, with divergent results among the articles consulted. To answer whether in
Portugal credit has a positive impact on GDP and how it interacts with the other variables, a VAR model
was created in the first differences. Through the VAR, it was found that there is no Granger Causality
between consumer credit and GDP, in any direction, even though both have a strong correlation. Credit
is only capable of helping to forecast retail sales, having a unidirectional causal relationship in this case.