Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Plano de negócios: Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa

Autor
Soares, Maria Gonçalves Fernandes Neves
Resumo
pt
Fundada em 1756, a Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa, é a mais antiga fábrica de queijadas de Sintra, onde as suas especialidades são, sobretudo, as queijadas e os travesseiros. Com o crescente aumento de turistas naquela histórica e charmosa vila, e com a consequente expansão significativa dos alojamentos turísticos, Sintra tornou-se uma paragem obrigatória para todos os turistas cujo périplo inclui Lisboa ou Cascais. Deste modo, e no intuito de atrair e potenciar cada da vez mais os visitantes à Sapa torna-se necessário efetuar reajustamentos constantes ao longo do tempo. Neste contexto, revela-se imperiosa a expansão do espaço e o aumento da notoriedade da marca, para que os turistas possam optar por comprar queijadas na Sapa e não noutra das fábricas da vila. É, pois, com este desiderato que se esboça o presente plano de negócios. Desta forma, e no sentido de prosseguir os objetivos pretendidos, foi utilizada uma metodologia qualitativa, através da análise de conteúdos a 489 comentários de clientes, recorrendo ao software Leximancer. Através dos resultados obtidos, foi definida a estratégia a adotar e realizado o respetivo plano financeiro para analisar a viabilidade do projeto. Este plano de expansão do espaço e aumento da notoriedade da marca, considera um investimento total de 69.795,50€, apresentando um VAL de 121.487,92€, uma TIR de 8,32% e um payback period de 2 anos, 9 meses e 22 dias, o que permitiu concluir pela respetiva viabilidade do projeto.
en
Founded in 1756, Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa, is the oldest traditional bakery in Sintra, where its specialties are, above all, queijadas and travesseiros. Mainly to the growing number of travellers in this historic and charming village and the consequent expansion of tourist accommodation, Sintra became a mandatory stop for tourists whose tours include Lisbon or Cascais. To attract more visitors to Sapa, it is necessary to make adjustments over time. In this context, it is vital to expand the space and increase brand awareness, so that tourists can choose to buy queijadas in Sapa and not in other factories in the village. It is, therefore, with this objective that this business plan is outlined. To accomplish the study objectives, a qualitative methodology was used, through content analysis of 489 customer reviews, using the Leximancer software. The results guided the strategy and defined the financial plan to analyze the project's viability. This financial plan includes a new space and an increase in brand awareness considering a total investment of 69.795,50€, the project has an NPV of 121.487,92€, an IRR of 8.32% and a payback period of 2 years, 9 months, and 22 days, which allowed to assess and conclude the project's feasibility.

Data

09-ago-2022

Palavras-chave

Sintra
Expansão
Expansion
Canal horeca
Horeca channel
Plano de negócio -- Business plan

Acesso

Acesso livre

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