Título
Jornalismo de cinema em Portugal: Uma análise à imprensa, rádio, televisão e meios online em 2019
Autor
Lourenço, Jaime Manuel Pires
Resumo
pt
Assumido enquanto especialização inserida no quadro teórico do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema constitui-se como um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Sendo o Cinema uma das manifestações culturais e artísticas com maior presença nos media portugueses, importa desenvolver a investigação sobre a cobertura jornalística desta manifestação cultural e artística.
O presente estudo apresenta um novo contributo que permite compreender a expressão, a prática e caracterizar o Jornalismo de Cinema produzido e praticado em 2019 em Portugal de forma transversal aos vários meios e apontar as tendências desta especialização jornalística.
Esta é uma investigação alargada que analisou os principais jornais e programas informativos radiofónicos e televisivos dedicados ao cinema e respectivas páginas online ao longo de todo o ano de 2019. Deste modo, procuramos perceber: quais as características, no ano de 2019, da cobertura jornalística do cinema na imprensa, rádio, televisão e meios online portugueses?
Para tal, foram aplicados vários métodos, numa abordagem metodológica mista que envolve uma extensa análise de conteúdo, entrevistas e inquéritos por questionário.
Sendo a investigação académica em torno deste tópico praticamente inexistente, concluímos que o Jornalismo português de Cinema produzido em 2019 é largamente assente na divulgação e promoção das estreias de filmes e dos festivais, abordados de acordo com uma lógica consumista e apresentando uma abordagem interpretativa e reflexiva deficitária dos filmes e dos temas que tratam.
en
Assumed as a specialization within the theoretical framework of Cultural Journalism, Film Journalism constitutes itself as an object of study still to be explored by the social and communication sciences. With Cinema as one of the cultural and artistic manifestations with the greatest presence in the Portuguese media, it is important to develop research on the journalistic coverage of this cultural and artistic manifestation.
The present study presents a new contribution that allows us to understand the expression, and the practice and characterize the Film Journalism produced and practiced in 2019’s Portugal in a transversal way to the various media and to point out the trends of this journalistic specialization. This is an extensive investigation that analysed the main newspapers and radio and television news programs dedicated to cinema and their online pages throughout 2019. In this way, we seek to understand: what are the characteristics, in the year 2019, of the journalistic coverage of cinema by the Portuguese press, radio, television and online? To this end, several methods were applied, in a mixed methodological approach that involves extensive content analysis, interviews and questionnaire surveys.
Being that academic research about this topic is practically non-existent, we conclude that Portuguese Film Journalism produced in 2019 is largely based on the dissemination and promotion of film premieres and festivals, approached according to a consumerist logic and presenting a poor interpretive and reflective approach of the films and the themes they deal with.