Título
O teletrabalho veio para ficar? Estudo de caso na Águas de Centro Litoral
Autor
Simões, Beatriz Coutinho
Resumo
pt
O teletrabalho tem sido estudado ao longo dos anos como sendo uma nova forma de organização de trabalho com claras vantagens, mas também com alguns desafios. Para que seja possível o teletrabalho ao trabalhador da Águas de Centro Litoral - AdCL, o principal objetivo deste estudo tem como foco analisar as dificuldades e as vantagens do teletrabalho e informar a empresa para a tomada de decisões futuras relativamente ao teletrabalho. Recorrendo a uma metodologia mista, em que foram utlizados questionários e entrevistas pretendeu-se perceber concretamente que tipo de dificuldades e fatores protetores os teletrabalhadores encontraram, além das diversas estratégias e benefícios sentidos. De modo geral, a implementação do teletrabalho na AdCL no futuro, é vista pelos trabalhadores como uma intervenção benéfica para as suas vidas, especialmente para a articulação dos domínios profissionais, pessoais e familiares.
en
Telework has been studied over the years as a new form of work organization with clear advantages, but also with some challenges. To make teleworking possible for Águas de Centro Litoral’s workers, the main objective of this study focuses on analyzing the difficulties and advantages of teleworking and informing the company to make future decisions to embrace telework. Using a mixed methodology, in which questionnaires and interviews were used, we intended to understand concretely what kind of difficulties and protective factors teleworkers encountered, in addition to the various strategies and benefits felt. In general, the implementation in the future of telework in Águas de Centro Litoral - AdCL is seen by workers as a beneficial intervention for their lives, especially for the articulation of the professional, personal, and family domains.