Teses e dissertações

Mestrado
Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Título

A influência da perceção de justiça nas relações entre satisfação com as recompensas e comportamentos dos colaboradores

Autor
Moura, Mafalda de Oliveira Santos da Silva
Resumo
pt
Num mercado de trabalho cada vez mais globalizado e competitivo, os gestores de recursos humanos têm vindo a ganhar relevância na definição de estratégias de atração, retenção e desenvolvimento dos colaboradores. Assim, a Satisfação com as Recompensas assume um papel central no estudo dos Comportamentos dos Colaboradores nas organizações – representados neste estudo como Saída, Voz, Lealdade e Negligência definidos pela Teoria Exit, Voice, Loyalty and Neglect de Hirschman (1970). No que toca às políticas de recompensas, estas não englobam apenas recompensas financeiras, como a Compensação, mas também, e cada vez mais, recompensas não financeiras, como o Reconhecimento e as Oportunidades de Carreira. Neste sentido, vários estudos têm demonstrado preditores da Saída, Voz, Lealdade e Negligência e, embora existam estudos que relacionam as recompensas com estes comportamentos, nenhum utilizou o modelo em análise. Esta dissertação pretende analisar a relação entre a Satisfação com as Recompensas –Reconhecimento, Oportunidades de Carreira e Compensação – e os Comportamentos dos Colaboradores – Saída, Voz, Lealdade e Negligência – analisando, também, a mediação da Perceção de Justiça nesta relação. Foi realizado um questionário online com a resposta de 230 participantes e, de seguida, os dados foram tratados e analisados em SPSS. Os resultados demonstram que a variável da Satisfação com o Reconhecimento e com as Oportunidades de Carreira é o melhor preditor em todos os comportamentos, Saída, Voz, Lealdade e Negligência enquanto a Satisfação com a Compensação é sobretudo um preditor de Saída e Negligência. Verificou-se ainda que não existe efeito mediador da Perceção de Justiça neste modelo.
en
In an increasingly globalized and competitive labor market, human resource managers have been gaining relevance whilst defining strategies to attract, retain and develop their employees. In their pursuit, the Satisfaction with Rewards assumes a central role in explaining employee behaviors in the workplace. For the purposes of the research, such behaviors are defined as Exit, Voice, Loyalty, and Neglect following the work done by Hirschman's in 1970 with Exit, Voice, Loyalty and Neglect (EVLN) Theory. When it comes to reward policies, these not only encompass financial rewards, such as Compensation, but also, and increasingly, non-financial rewards, such as Recognition and Career Opportunities. Since the theory was published, several follow-on studies have shown predictors of Exit, Voice, Loyalty, and Neglect behaviors. Still, although there is literature relating rewards to these behaviors, no study has fully used the model under analysis. This dissertation aims to analyze the relationship between Reward Satisfaction – Recognition, Career Opportunities and Compensation - and Employee Behaviors - Exit, Voice, Loyalty and Neglect - as well as the mediating role of Perceived Fairness in this relationship. An online questionnaire was administered to 230 participants and then the data was processed and analyzed in SPSS. The results show that the variable Satisfaction with Recognition and Career Opportunities is the best predictor in all behaviors - Exit, Voice, Loyalty, and Neglect while Satisfaction with Compensation is mostly a predictor of Exit and Neglect. It was also found that there is no mediating effect of Perceived Fairness in this model.

Data

10-out-2022

Palavras-chave

Compensation
Reconhecimento
Recognition
Career
Compensação
Satisfação com as recompensas
Oportunidades de carreira
Teoria EVLN
Perceção de justiça
Satisfaction with rewards
EVLN theory
Fairness perception

Acesso

Acesso livre

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