Título
Employee benefits: a qualitative research study on the perceptions of HR-professionals with a strategic point of view on the use of flexibility, communication and employee involvement
Autor
Geert, Jessica Alfonsine G Van
Resumo
pt
No ambiente altamente competitivo de hoje, o objetivo das organizações é recrutar, reter estimular funcionários a fornecer desempenho de alta qualidade, o que pode ser alcançado
por um sistema de renumeração bem desenvolvido e por uma ampla gama de benefícios. Como
a flexibilidade é um aspecto cada vez mais importante no ambiente de negócios, percebemos a
importância da flexibilidade nos benefícios, o que leva a que diferentes opções de benefícios
estejam aumentando e faz com que o campo das comunicações em benefícios se torne mais
complexo.
O objetivo deste projeto era ampliar a compreensão da flexibilidade dentro dos
benefícios dos funcionários, com um ponto de vista estratégico, os processos de comunicação
e quão alto é o envolvimento dos funcionários. Este artigo relata resultados de uma pesquisa
qualitativa com entrevistas semiestruturadas com profissionais de RH para examinar suas
percepções sobre a comunicação de benefícios dos funcionários. A entrevista abordou a
abordagem estratégica dos benefícios, a prevalência de determinados canais de comunicação, a
efetividade percebida desses canais, a importância da comunicação de benefícios dos
funcionários na estratégia de RH e da empresa e o envolvimento dos funcionários.
Os resultados indicam que as organizações estão seguindo, da perspectiva estratégica,
abordagens mais institucionalizadas, em vez de optar por seguir uma diferenciação estratégica
para seus concorrentes. A comunicação dos benefícios dos funcionários ainda não está no topo
da agenda do RH, mas algumas organizações já sabem que, ao introduzir flexibilidade nos
benefícios dos funcionários, o processo de comunicação está se tornando cada vez mais
importante.
en
In today’s highly competitive environment, the goal of organizations is to recruit, retain
and stimulate employees to give high quality performance, which may be achieved by a welldeveloped
renumeration system and a wide range benefits. As flexibility is an increasing
important aspect within the business environment, we notice the importance of flexibility within
benefits which leads that different choices of benefits are increasing and makes the field of
benefit communications has becoming more complex.
It was the aim of this project to broaden understanding on flexibility within the
employee benefits with a strategic point of view, the communication processes and how high
the employee involvement is. This paper reports results from a qualitative research with semistructured
interviews with HR professionals to examine their perceptions on employee benefit
communication. The interview addressed the strategic approach to benefits, the prevalence of
particular communication channels, the perceived effectiveness of those channels, the
importance of employee benefit communication within the HR and company strategy and the
involvement of employees.
Results indicate that organizations are following from strategic perspective more
institutionalized approaches rather than make the choice for following a differentiation strategic
on their competitors. Employee benefit communication is still not high on the agenda of HR
but still some organizations are already aware that by introducing flexibility within employee
benefits, the communication process is becoming more and more important.