Título
Developing a digital nomads destination from the ground up
Autor
Getman, Natalya
Resumo
pt
À medida que as novas tecnologias permitem mobilidade ao cidadão, aumenta o número de
pessoas que abandonam o estilo de vida sedentário para se tornarem nómadas digitais. Estes
trabalham de forma remota, enquanto simultaneamente viajam e são turistas. Compreendendo
o valor acrescentado com a estadia de nómadas digitais, tem sido crescente o papel de
governantes e de empresários no desenhando ofertas especificamente adequadas a este target.
Esta tese, na forma de caso de estudo, analisa as potencialidades de desenvolvimento do destino
“ilha da Madeira” no âmbito da procura pelo turismo nómada digital. Em 2021, por iniciativa
do governo local, a ilha da Madeira iniciou a oferta dirigida ao público-alvo dos nómadas
digitais de todo o mundo. A metodologia de investigação baseou-se nas informações
secundárias da indústria e da empresa e em entrevistas em profundidade, cuja análise qualitativa
permitiu desenhar um modelo de estratégia de desenvolvimento que poderá ser futuramente
adaptado em outros destinos.
Para outros destinos que pretendam focar-se nos nómadas digitais, o modelo conceptual deste
estudo evidencia a importância do planeamento cuidado, de identificação das necessidades do
público-alvo, do desenvolvimento de comunidades que trabalhem em cooperação com digitais
nómadas, empreendedores na construção de infraestruturas e de criação de valor para ambos os
habitantes (os locais e os digitais nómadas). O estudo ainda salienta a importância na
sustentabilidade específica de cada destino no planeamento de turismo do nómada digital, sendo
esse o exemplo analisado nesta tese: uma zona remota da ilha da Madeira onde a preservação
sustentável é crucial.
en
The society we live in is becoming more mobile. New technologies enable people to work
remotely from anywhere. More people abandon their settled lifestyles to become digital
nomads. Digital nomads work remotely and travel the world simultaneously. Destinations could
benefit from their arrivals. Destinations and market players are trying to attract digital nomads
by designing special offers and new visa policies.
This thesis is looking into digital nomads tourism and potential ways for its development. The
specific focus of the thesis is to find a way to develop digital nomads tourism in a destination
where it did not exist on a large scale before.
The case study is based on the example of the Madeira islands where in 2021 by initiative of
the local government the destination started targeting digital nomads from around the world.
With the help of this example and conducting a qualitative research some interesting findings
emerged. These findings have helped to build a strategy development model that could be later
adopted and implemented by other destinations.
More destinations could become digital nomads destinations through careful planning,
understanding the target audience, creating communities and hiring community leaders,
working alongside with experienced entrepreneurs and digital nomads, building infrastructures
and communicating the value of digital nomads tourism to the locals. It is also important to
consider sustainability while planning a digital nomads tourism development in a destination
with the specifics to each destination individually. The present case study is using the example
of a small remote island where sustainability is crucial.