Título
National reality and future determinants of telemedicine use
Autor
Hassam, Inaara Salim
Resumo
pt
Inicialmente descrita em 1970, a telemedicina é vista como uma forma de receber cuidados de
saúde à distância. A pandemia do COVID-19 criou a necessidade de implementação de serviços
de telemedicina, a fim de proporcionar opções de cuidados de saúde mais seguras. A perceção
e a satisfação com a telemedicina são fatores ligados à utilização destes sistemas, e a
compreensão da atual perspetiva sobre a telemedicina por parte da população, pode garantir a
sua satisfação agora, e no futuro.
Num primeiro estudo, ao investigar a atual implementação da telemedicina em Portugal, através
de entrevistas informais, os resultados mostraram que atualmente enfrentamos muitos
obstáculos na transmissão de informação e formação da telemedicina, levando a um uso
inadequado e baixa satisfação com os sistemas. Através do nosso segundo estudo, avaliamos
estatisticamente possíveis fatores que afetem a relação entre estas duas variáveis, tais como a
qualidade da interface tecnológica e interação, a confiança no sistema, e a autoeficácia na
utilização destas tecnologias. Este estudo criou uma estrutura de correlação básica para fatores
baseados na perceção que impactam a satisfação, tornando-o um guia valioso a considerar ao
construir ou criar ferramentas para garantir a aceitação e utilização futura deste serviço.
en
Firstly described in 1970, telemedicine is perceived as a way to receive care of health in
distance. The COVID-19 pandemic has created the need for implementation of telemedicine
services in order to provide safer healthcare options. Perception and satisfaction with
telemedicine are linked factors to the use of these systems and understanding a population’s
current perspective of telemedicine can ensure their satisfaction now, and in the future.
In our primary study, by investigating current telemedicine implementation in Portugal through
informal interviews, results have shown that we currently face many obstacles in education and
training of telemedicine, leading to poor use and satisfaction with the systems. Through our
second study, we statistically assess possible affecting factors to the relationship between these
two variables, such as the quality of the interface and interaction, trust in the system, and self-efficacy
in using these technologies. This study has created a basic correlation structure for
perception-based factors impacting satisfaction, making it a valuable asset to consider when
building or creating tools for ensuring acceptance and future use of this service.