Título
Fashion industry scandals: The media coverage afterward
Autor
Carvalho, Ana Marta da Silva Pereira de
Resumo
pt
A fast fashion (moda rápida) é frequentemente descrita como moda barata, seguindo as
tendências atuais que vão rapidamente dos armazéns para as lojas até às nossas casas. O objetivo
é comprar roupa que siga as tendências, mesmo que não haja necessidade. Ter a nova coleção
de qualquer marca que siga este conceito torna-se não só o passo para a popularidade, mas
também um passo para que a pessoa se sinta bem na sua pele. No entanto, a fast fashion tem
inúmeras consequências negativas, entre elas, a poluição que provoca. Esta dissertação tem
como fim responder a três questões. Primeiro, visa explorar a cobertura mediática relacionada
com eventos de fast fashion, nomeadamente a cobertura mediática e o tom atribuído aos artigos
mediáticos escritos sobre este tópico, utilizando a teoria de agenda-setting para responder à
primeira pergunta de investigação. Segundo, visa compreender se, após escândalos, as empresas
decidem mudar a sua responsabilidade social corporativa (RSE) e se consideradas culpadas pela
imprensa, como agem sobre ela, centrando-se num caso específico - abordando a signaling
theory, respondendo à segunda e terceira perguntas de investigação. Os resultados mostram que
a informação espalhada pelos meios de comunicação ao redor do mundo não é feita
uniformemente. No entanto, indicam também que a fast fashion tem sido um tema cada vez
mais abordado, especialmente em eventos neutros e negativos (signaling theory). Esta
dissertação contribui para a literatura, explorando qualitativamente a relação entre a atenção
dos meios de comunicação social e os escândalos de fast fashion, enquanto segue a fase pós-escândalo.
en
Fast fashion is often described as cheap fashion, following the current trends that go rapidly
from warehouses to the stores to our homes. The aim is to buy clothes that follow trends even
if there is no need. Having the new collection of any brand that follows this concept becomes
not only the step to popularity but also a step for the person to feel good in their skin. However,
fast fashion has numerous negative consequences, among them, the pollution it causes. The
goal of this dissertation is twofold. First, it aims to explore media coverage related to fast
fashion events, namely media coverage and the tone attributed to media articles written about
this topic, by using the agenda-setting theory to respond to the first research question. Second,
it aims to understand if, after scandals, companies decide to change their corporate social
responsibility (CSR) and if considered guilty by the press, how they act upon it, focusing on
one specific case – approaching the signaling theory, answering to the second and third research
questions. The results show that the information spread by the media around the world is not
done uniformly. However, they also indicate that fast fashion has been a topic increasingly
addressed, especially in neutral and negative events (signaling theory). This dissertation
contributes to literature by qualitatively exploring the relationship between media attention and
fast fashion scandals while following the post-scandal phase.