Título
Teaming up for sustainability: Promoting sustainable management and policies in sports clubs. The Sport Lisboa e Benfica case
Autor
Cabeça, Matilde de Lemos
Resumo
pt
A crescente preocupação ambiental impulsionou empresas, incluindo organizações
desportivas, a adotarem metas de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a
sustentabilidade tornou se o princípio central, visando reduzir o impacto negativo no
ambiente e beneficiar tanto as empresas quanto a sociedade em geral.
O sector do desporto tem influência económica, financeira e mediática global,
assumindo um significado social, e cultural crucial nas sociedades modernas. Neste estudo
iremos analisar um dos clubes portugueses, o Sport Lisboa e Benfica. O principal objetivo desta tese é explorar práticas para melhorar a sustentabilidade social e ambiental do clube português e avaliar a recetividade dos adeptos a estas iniciativas, utilizando uma metodologia mista. A tese começa por estudar as práticas de sustentabilidade dos clubes de futebol europeus através da revisão da literatura e de um benchmarking.
Identifica as iniciativas existentes no Sport Lisboa Benfica e avalia a disponibilidade da
organização para adotar medidas adicionais, recolhidas através de entrevistas com membros
chave. Esta análise é complementada pel o estudo da abertura dos adeptos para adotarem
estratégias de sustentabilidade. Esta avaliação utiliza como base a Teoria do Comportamento Planeado, incorporando dois constructos adicionais para medir a intenção e o comportamento dos consumidores
relativamente a medidas sustentáveis. O questionário resultante foi aplicado online, obtendo-se 201 respostas. Os dados foram posteriormente analisados utilizando o IBM SPSS e o AMOS. Esta abordagem vai para além da promoção da sustentabilidade do clube em geral, incorporando melhorias nos transportes públicos. Foi possível constatar que os adeptos têm preocupações ambientais no seu quotidiano, estando também abertos a este tipo de medidas.
en
Growing global environmental concern has pushed companies, including sports organisations, to adopt sustainable development goals. In this context, sustainability has become the central principle, aimed at reducing the negative impact on the environment and benefiting both companies and society in general.
The sports sector wields global economic, financial, and media influence, embodying crucial social, and cultural significance in modern societies. In this study we will analyse one of the Portuguese clubs, Sport Lisboa e Benfica.
The main objective of this thesis is to explore practices to improve the social and environmental sustainability of the Portuguese club and to assess the receptiveness of fans to these initiatives, by using a mixed-methodology approach. The thesis begins by studying sustainability practices in European football clubs through literature review and benchmarking. It identifies Sport Lisboa Benfica's existing initiatives and assesses the organization's willingness to adopt additional measures, gathered from interviews with key members. This insight is complemented by assessing fans' openness to adopting sustainability strategies.
This assessment is made using as a basis the Theory of Planned Behaviour, incorporating two additional constructs to measure consumers' intention and behaviour towards sustainable measures. The resulting questionnaire was then conducted online, garnering 201 responses. The data were subsequently analysed using IBM SPSS and AMOS. This approach goes beyond promoting club sustainability in general, incorporating enhancements in public transport. It was possible to see that the fans have environmental concerns in their day-to-day lives, and they are also open to this type of measure.