Teses e dissertações

Mestrado
Business Analytics
Título

A importância das imagens de alojamentos turísticos nas plataformas de reservas online: Uma análise com dados reais da Feels Like Home

Autor
Mendes, Diana Filipa Oliveira
Resumo
pt
Nesta dissertação procurou-se entender a importância do conteúdo visual das imagens de alojamentos na sua atratividade e quais as características visuais mais atraentes para os clientes. Este estudo foi desenvolvido com o intuito de ajudar a otimizar a estratégia para a escolha das fotografias dos anúncios da empresa Feels Like Home. A revisão da literatura seguiu uma adaptação do PRISMA e incidiu sobre a importância das imagens utilizadas em plataformas de reserva de viagens e alojamento online. A recolha da literatura baseou-se em critérios de seleção aplicados no Web of Science e Scopus. Selecionaram-se, analisaram-se e avaliaram-se 23 artigos científicos relacionados com este tema ou que contribuem com informações úteis para aprofundar o conhecimento sobre o mesmo. Na dissertação seguiu-se a metodologia CRISP-DM. Realizou-se a compreensão do negócio e dos dados, onde foram analisados e definidos o problema, os objetivos e o processo de pesquisa. A preparação dos dados englobou a extração de características visuais das imagens e a produção da tabela para modelação. A modelação e avaliação, permitiram, através de segmentação, analise bi-variada e classificação com árvores de decisão, desenvolver modelos e obter resultados. Por fim, a implementação consistiu na escrita deste documento e de um artigo. Os resultados permitem concluir que o conteúdo das imagens dos anúncios é realmente importante. Para além disso, permitiram chegar a regras com um bom suporte e confiança, que descrevem os padrões dos alojamentos atrativos e não atrativos. Estas foram transformadas em recomendações práticas que a Feels Like Home pode seguir.
en
This dissertation seeks to understand the importance of visual content of the accommodation images in their attractiveness and which visual characteristics most attract customers. This study was developed with the aim of helping to optimize the strategy for choosing the photographs of the advertisements, already existing in Feels Like Home. The literature review followed an adaptation of PRISMA and focused on the importance of images used in on online travel agencies and accommodation. The literature review was based on selection criteria applied in Web of Science and Scopus. 23 scientific articles related to this topic or that contribute with useful information to deepen knowledge about it were selected, analysed and evaluated. In the dissertation, the CRISP-DM methodology was followed. The business and data were understood, the problem was analysed, and the objectives and research process defined. The preparation of the data involved the extraction of visual features from the images and the production of the table for modelling. The modelling and evaluation allowed, through segmentation, bivariate analysis, and classification with decision trees, to arrive at a model and results, and finally, the implementation, consisted of writing of this document and an article. The results allow to conclude that the content of the advertisement images is important. Furthermore, allowed to arrive at rules with good support and confidence, which describe the standards of attractive and unattractive accommodations. These have been turned into practical recommendations that Feels Like Home can follow.

Palavras-chave

Revisão sistemática da literatura
Análise de dados -- Data analysis
Classificação -- Ranking
Atratividade dos alojamentos turísticos
Agências de reserva online
Conteúdo visual da imagem
Systematic review of literature
Attractiveness of tourist accommodation
Online booking agencies
Visual image content

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo