Título
A relação dos adultos com a aprendizagem ao longo da vida
Autor
Amorim, Cristina Maria dos Santos Marques
Resumo
pt
No contexto da atuais sociedades do conhecimento e da informação, atravessadas pelo desenvolvimento tecnológico, pela mobilidade dos indivíduos e pela mudança das estruturas sociais, económicas, politicas e culturais, colocam-se desafios aos cidadãos nas suas trajetórias sociais. Este estudo procurou conhecer qual a relação dos adultos com aprendizagem ao longo da vida e contribuir deste modo para a compreensão dos fenómenos, que estruturam as representações e as práticas de aprendizagem ao longo da vida. A análise incidiu em três dimensões integrantes da participação dos adultos em atividades de aprendizagem, nomeadamente: (a) as práticas de aprendizagem; (b) os processos de aprendizagem vividos; e (c) os impactos percecionados da aprendizagem.
A metodologia utilizada baseou-se numa estratégia de investigação qualitativa, no âmbito da mesma procurou-se recolher informação, através de entrevistas semiestruturadas em profundidade, que possibilitasse a emergência do fenómeno social em estudo, quer no plano factual quer no plano simbólico, de modo a captar a diversidade assumida pelo mesmo. Participaram neste estudo 12 pessoas com idades entre os 25 e os 63 anos, de diferentes profissões e diferentes níveis de escolaridade. Os seus discursos foram registados e analisados por referência às principais temáticas subjacentes aos objetivos da presente investigação.
A análise dos resultados obtidos permitiu concluir a existência de diferenciação social na relação dos adultos com aprendizagem ao longo da vida, expressa em diferentes perfis de participação e de motivações em atividades de aprendizagem.
en
In the context of today's exceptional access to knowledge and information coupled with technological development, the mobility of individuals and changes in social, economic, political and cultural structures, the challenges faced by the average citizen are enormous. The aim of this study is to understand the relationship of adults of lifelong learning and contribute to the understanding of the phenomena that structure the formation and practices of lifelong learning. The analysis focuses on three dimensions of adult participation in learning activities, namely: (a) Identifying learning practices; (b) Experiencing learning processes; and (c) Perceived learning impacts. The methodology used is based on a qualitative research strategy in order to gather information through semi-structured interviews. By using this approach, we have been able to study, both in the symbolic and factual fields, the lives of people from varied social backgrounds and working environments in order to capture the diversity implied. Twelve people between 25 and 63 years old with different professions and levels of education participated in this study. The interviews were recorded and analyzed with reference to the main themes of this research. The information gleaned from these interviews allowed us to conclude the existence of social differences in adults’ relationships with lifelong learning, being expressed through variable profiles and motivations in their participation in learning activities.