Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Novos Media
Título

Sentimento de pertença a uma comunidade digital de combate à Violência Sexual Baseada em Imagens: Estudo de caso #NaoPartilhes

Autor
Caixeirinho, Marta Filipa Machado
Resumo
pt
Com o intuito de tentar compreender como se caracteriza a comunidade #NaoPartilhes e se é percecionado um sentimento de pertença por parte dos seus membros, foi aplicado um inquérito por questionário, autoadministrado. Nele constaram perguntas de cariz sociodemográfico – que para esta análise não se considerou relevante enfatizar -, questões de cariz atitudinal e comportamental, bem como medição de sentimento de pertença. O sentimento de pertença à comunidade por parte dos seus membros foi medido através do Sense of Community Index-1 (SCI-2) (escala de 24 itens). Este índice é uma medida frequentemente utilizada nas ciências sociais para avaliar o sentimento de comunidade. É baseado na teoria de McMillan e Chavis (1986) de que um sentimento de comunidade é “uma perceção com uma componente afetiva”. Esta teoria identifica quatro elementos de um sentimento de comunidade: Reforço das Necessidades, Associação, Influência e Conexão Emocional Compartilhada. Foi possível concluir que o surgimento do #NaoPartilhes veio determinar o panorama da VSBI em Portugal, sendo que os membros do movimento percecionam um sentimento de pertença a esta comunidade digital, considerando que contribuiu para uma maior consciencialização acerca da temática e admitindo ser uma referência quando se deparam com a ocorrência deste crime.
en
In order to try to understand how the #NaoPartilhes community is characterized and whether or not a feeling of belonging is perceived by its members, a self-administered questionnaire survey was applied. It included sociodemographic questions - which for this analysis were not considered relevant to emphasize -, attitudinal and behavioral questions, as well as measurement of the sense of belonging. Community members' sense of belonging to the community was measured using the Sense of Community Index-1 (SCI-2) (24-item scale). This index is a frequently used measure in the social sciences to assess sense of community. It is based on McMillan and Chavis' (1986) theory that a sense of community consists in "a perception with an affective component." This theory identifies four elements of a sense of community: Reinforcement of Needs, Association, Influence, and Shared Emotional Connection. It was possible to conclude both that the emergence of #NaoPartilhes has determined the panorama of VSBI in Portugal and that members of the movement perceive a sense of belonging to this digital community, considering that it has contributed to a greater awareness of the theme while having become a reference in contexts of occurrence of this crime.

Palavras-chave

Sentimento de pertença
Digital activism
Ativismo digital
Comunidade -- Community
Media sociais -- Social media
Violência Sexual Baseada em Imagens
Sense of belonging
Image-Based Sexual Violence

Acesso

Acesso livre

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