Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

Measuring sustainability achievements in the cleaning sector: The case of Iberlim

Autor
Evangelista, Beatriz Rita de Souza da Cruz Grillo
Resumo
pt
Ao longo dos anos, as preocupações com a sustentabilidade têm sido uma prioridade crescente para as empresas devido ao efeito que esta tem nos negócios. Os clientes têm pressionado as empresas a tornarem-se mais sustentáveis e a adoptarem estratégias mais ecológicas. De facto, os clientes e mesmo outras empresas tendem a não comprar produtos ou fazer negócios com empresas que não são sustentáveis. Desta forma, têm um impacto negativo sobre o sucesso de uma empresa. Com a pressão que as empresas enfrentam para avançar no sentido da sustentabilidade, é da maior importância tornar-se mais sustentável. Esta tese visa desenvolver uma ferramenta para medir e monitorizar o progresso da empresa em direção à sustentabilidade. A ferramenta desenvolvida, um dashboard, foi preenchida com diferentes indicadores que permitem à empresa analisar a sua sustentabilidade atual e tomar decisões estratégicas para melhorar ainda mais a sua sustentabilidade. Com isto, a tese contribuirá para ultrapassar a necessidade da empresa de ter um método para monitorizar o seu progresso em vista de um negócio mais sustentável. Com isto em mente, a revisão da literatura centrou-se nos diferentes conceitos em torno da sustentabilidade e nos diferentes métodos que atualmente existem para a medir. Posteriormente, a metodologia da Tese foi escolhida tendo em consideração que o objetivo era desenvolver um artefacto, um dashboard. A metodologia escolhida foi a Design Science Research. Para terminar, na última secção é apresentada a conclusão do trabalho desenvolvido e são mencionadas futuras oportunidades de investigação.
en
Throughout the years sustainability concerns have been an increasing priority for companies due to the effect it has on business. Customers are pressuring companies to become more sustainable and adopt greener strategies. In fact, customers and even other companies tend to not buy products from or do business with companies that aren´t sustainable. Thus, negatively impacting a company’s success. With the pressure companies are facing to move towards sustainability it is of the utmost importance to become more sustainable. This thesis aims to develop a tool to measure and monitor the company’s progress towards sustainability. The tool developed, a dashboard, was populated with different indicators that allow the company to analyze its current sustainability and make strategic decisions to further increase its sustainability. With this, the thesis will contribute to overcoming the company’s need to have a method to monitor its progress toward a more sustainable business. With this in mind, the literature review focused on the different concepts surrounding sustainability and the different methods that currently exist to measure it. Afterward, the Thesis methodology was chosen taking into consideration that the goal was to develop an artifact the dashboard. The methodology chosen was Design Science Research. To conclude, in the last section the conclusion of the work developed is presented and future research opportunities are mentioned.

Palavras-chave

Service sector
Indústria de Serviços
Alteração climática -- Climate Change
Clima -- Climate
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development
Sustentabilidade -- Sustainability
Service industry
Carbon dioxide
Sector de serviços
Dióxido de carbono

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo