Teses e dissertações

Mestrado
Contabilidade
Título

Empresas familiares e determinantes da divulgação voluntária de informação sobre sustentabilidade

Autor
Albuquerque, Marta Sofia Pereira de
Resumo
pt
A sustentabilidade é, nos dias de hoje, um tema importante na conjuntura que atualmente vivemos. Algumas empresas consideram este tema importante e por essa razão possuem relatório de sustentabilidade nas suas divulgações, apesar de não ser obrigatório e ser demasiadamente dispendioso. A divulgação deste relatório pretende demonstrar aos utilizadores da informação que a empresa tem outras preocupações, que não as económicas, tais como aumentar a credibilidade da empresa, mostrar que a mesma é transparente, comunicar as suas práticas de sustentabilidade e atrair novos investidores. O principal objetivo do presente estudo é analisar as empresas familiares e não familiares quanto à divulgação de informação sobre sustentabilidade e identificar os determinantes da divulgação voluntária deste tipo de informação. A amostra utilizada são 45 empresas portuguesas cotadas na bolsa de valores de Lisboa (Euronext Lisbon) no ano de 2011. Após a recolha de dados através da consulta dos Relatórios de Contas Anuais e dos Relatórios de Sustentabilidade de todas as empresas, com o intuito a analisar a divulgação de informação sobre práticas de sustentabilidade, foi construído um modelo de regressão logística de forma a definir os determinantes da divulgação deste tipo de informação. Através desta análise obtiveram-se as seguintes conclusões: (1) as empresas familiares são aquelas que divulgam mais informação sobre sustentabilidade, (2) são as empresas de maior dimensão e do setor financeiro as que tendencialmente divulgam mais este tipo de informação e (3) a rendibilidade dos ativos, assim como a autonomia financeira de uma empresa influenciam positivamente a divulgação de informação sobre práticas de sustentabilidade.
en
Sustainability is, in nowadays, an important theme on the current situation that we are living. Some firms consider this subject an important issue and for this reason have sustainability report on their external disclosers despite their expensive costs and the fact is not mandatory. The disclosure of this report aims to show the information users that the company has other objectives beyond the economic ones, e.g. to increase the firm's credibility, to show their transparency, to communicate their sustainability practices and to attract new investors. The main objective of this study is to analyze family and non-family firms regarding the information disclosure about sustainability and to identify the voluntary determinants on the disclosure of such information. The used sample incorporates 45 Portuguese firms listed on the stock exchange Lisbon market (Euronext Lisbon) in 2011. After collecting data by consulting the Annual Accounts Reports and the Sustainability Reports of all companies, was built a logistic regression model to define the disclosure determinants on sustainability practices information. With this analysis the following conclusions were achieved: (1) family firms are the ones that disclose more information about sustainability, (2) bigger and financial sector firms tend to disclose more information about sustainability, and (3) return on assets, as well as financial autonomy have a positive influence on the disclosure of sustainability information practices.

Data

23-mai-2014

Palavras-chave

Transparência
Transparency
Empresas
Firms
Sustentabilidade -- Sustainability
Divulgação -- Disclosure

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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