Título
The role of relationship marketing on building B2B relations on the non-profit sector
Autor
Gonçalves, Márcia Silva
Resumo
pt
A presente tese apresenta a análise de uma teoria que tem como objetivo não só tornar parcerias
entre ONGs e empresas mais simples de desenvolver, mas também assegurar o
desenvolvimento de parcerias mais efetivas e de longa duração.
O primeiro passo para o desenvolvimento da mesma foi a identificação do problema, seguido
da revisão da literatura existente sobre o tema. Depois foram realizadas entrevistas a empresas
e a ONGs para perceber a opinião das mesmas sobre a relevância das variáveis em teste. Os
resultados foram analisados de forma qualitativa e as conclusões tiradas de acordo com a
opinião dos dois tipos de organizações.
Os motivos que levam as organizações a trabalhar em conjunto são diversos, mas para ambas é
importante ter objetivos comuns e confiança no parceiro, esperando sempre que este cumpra as
expectativas definidas para a parceria. A organização também deve ser representada com ética
e os representantes devem demonstrar que se preocupam com o bem-estar do parceiro e da
parceria. Assim, tendo uns factos mais relevância que outros, a teoria foi provada eficaz para
ambas as partes.
Estas conclusões levaram ao desenvolvimento de sugestões para ambas as partes, relativamente
ao modo de agir e gerir a parceria. Deste modo, ambas as partes devem agir com honestidade,
transparência e ética, demonstrando flexibilidade e dedicação para com o parceiro e o acordo
entre ambos. É também importante haver uma comunicação clara tanto para o parceiro como
para os clientes das organizações.
en
This thesis presents the analysis of a theory that has the goal of not only making the partnerships
between companies and NGOs easier to develop, but also to make them more effective and
with a longer duration.
The first step was the problem identification, followed by a literature review to support the
concepts under the concept. Then, interviews to companies and NGOs were developed to
understand the relevance of the variables to the organizations. The results were analyzed in a
qualitative way and the conclusions were taken according to both types of organizations
opinion.
There are many reasons for these organizations to work together, but it is important for both of
them to have common goals and trust in the partner, while hoping the partner expectations
fulfilment for the partnership. The organizations also need to be represented with ethic and the
representatives must show that they care about the well-being of the partner and partnership.
Therefore, with some variables having more relevance than others, the theory was proved
effective for both types of organizations.
These conclusions led to the development of some suggestions to both parties, regarding the
management of partnership and way of acting. This way, both partners must act with honesty,
transparency and ethics, demonstrating flexibility and dedication towards the partner and the
partnership agreement. It is also important to have a clear communication not only with the
partner but also with the organization’s audience.