Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

Avaliação de satisfação com a utilização de aplicações de turismo e viagens

Autor
Almeida, Carolina Santos de
Resumo
pt
O tema deste estudo baseia-se na avaliação da satisfação dos utilizadores de aplicações de turismo e viagens através de um estudo comparativo. Vivemos num contexto digital e tecnológico, no qual a sociedade opta, em grande parte das vezes, pelo online ao invés do presencial, ainda mais com a agravante da pandemia COVID-19. Posto isto, a ideia desta dissertação tem por base compreender de que forma as aplicações existentes de turismo e viagens satisfazem as necessidades dos seus utilizadores de modo a suprimir a necessidade de se dirigirem a uma agência de viagens presencialmente. Este estudo foi realizado com base nos resultados de um questionário realizado aos utilizadores destas mesmas aplicações, dando-lhes a possibilidade de identificar pontos de melhoria ou em falta que poderão ser utilizados para a proposta de uma nova aplicação, futuramente. Para além disto, pretendeu-se obter dados que permitam a aplicação de métricas de análise em normas ISO (International Standard Organization) e, também, perceber porque é que os indivíduos utilizam estas aplicações com base no modelo de aceitação TAM (Technology Acceptance Model). A partir dos resultados obtidos foi possível concluir uma média de satisfação com as aplicações de 4,22 numa escala de 0 a 5. Com base na opinião dos inquiridos foi possível selecionar futuras melhorias nas aplicações que poderá contribuir para uma nova aplicação de turismo e viagens. Concluímos que existe uma ligação direta entre a aceitação e qualidade do conteúdo, sendo possível identificar que os utilizadores consideram que a utilidade percebida dos conteúdos irá ser um fator determinante para a sua aceitação.
en
The study theme is based on the evaluation of the satisfaction of tourism and travel App users through a comparative study. We live in a digital and technological context, in which society opts, in most cases, for online rather than face-to-face, even more so with the aggravation of the COVID-19 pandemic. That said, the idea of this dissertation is based on understanding how the existing tourism and travel applications satisfy the needs of its customers in order to suppress the need to go to a travel agency in person. This study was carried out based on the results of a survey carried out with corrected users, giving them a chance to identify points of improvement that will be used for a proposal for a new application. In addition, it was intended to obtain data that allow the application of analysis metrics in ISO (International Standard Organization) and to understand why individuals use these applications based on the TAM (Technology Acceptance Model). From the results obtained, it was possible to conclude an average satisfaction with the applications of 4.22 in a scale from 1 to 5. Based on the opinion of the respondents, it was possible to select future improvements in the applications that could contribute to a new Tourism and Travel application. We conclude that there is a direct link between content acceptance and quality, and it is possible to identify that users consider that the perceived usefulness of the content will be a determining factor for its acceptance.

Data

04-jan-2023

Palavras-chave

Satisfação
Satisfaction
Travel
Rating
Application
Aplicação
Avaliação -- Evaluation
Turismo -- Tourism
Viagens -- voyages
Normas ISO -- ISO norms

Acesso

Acesso livre

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