Título
Qualidade e satisfação em serviços de saúde: Uma abordagem da avaliação do desempenho
Autor
Nogueira, Susana Gil
Resumo
pt
A reforma da Administração Pública em Portugal, orientada pelo modelo de gestão pela
qualidade, requer a identificação e desenvolvimento das competências dos funcionários,
recorrendo à avaliação do desempenho como um instrumento de promoção de uma cultura de
mérito que aumente os níveis de eficiência e qualidade.
Assim sendo, coloca-se a questão de saber se os sistemas de avaliação do desempenho
contribuem para a qualidade e satisfação no trabalho em serviços de prestação de cuidados de
saúde.
Através de um estudo de caso, o Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, procurámos
apreender as percepções dos profissionais de saúde, clínicos e não-clínicos, acerca das
variáveis que afectam a qualidade e a satisfação no seu quotidiano de trabalho, bem como o
impacto dos sistemas de avaliação a nível individual, organizacional e societal, de modo a
podermos tirar algumas conclusões acerca desta temática.
en
The Reform of the Public Service, according to the paradigm of total quality management,
requires the identification and development of the professionals’ competences through the
assessment of performance as an instrument for the implementation of a culture of merit, in
order to enhance quality and efficiency levels. Within this setting, the question is to find out
whether systems used for the appraisal of the performance of individuals, teams and
organizations contribute for the improvement of quality and satisfaction among the Health
Care workers.
The Centro Hospitalar das Caldas da Rainha was selected as a case study to apprehend the
clinical e non-clinical professionals’ notions about the variables that affect the quality and
satisfaction in their work environment, as well as the impact of the evaluation systems at the
individual, organizational and societal levels, in order to elaborate some conclusions on this
subject.