Título
Impacto da realidade aumentada no e-commerce: Indústria da moda
Autor
Pereira, Madalena Martins Lopes Vaz
Resumo
pt
A Realidade Aumentada é um dos grandes aliados do comércio online de produtos de
moda. Os avanços feitos nesta tecnologia podem ser aplicados às empresas para aumentar as
vendas ou para a construção de marcas, melhorando a perceção humana da realidade nesta
aplicação, através da contextualização de objetos individuais que são encontrados no mundo
real como complementos virtuais, de modo a tornar os objetos reais mais significativos e
apelativos.
Este projeto centra-se na utilização de realidade aumentada para mostrar os seus
produtos, nomeadamente vestuário e acessórios através de câmaras web e projeções 3D sobre
o ambiente real do consumidor. Tendo um foco nas atitudes dos consumidores em Portugal, a
predisposição para aquisição de bens e análise do futuro potencial desta ferramenta aliada aos
produtos de moda é algo que carece de desenvolvimento.
Este documento inclui ainda os resultados, que apontam para uma atitude altamente
positiva para a aceitação desta ferramenta, podendo ser um potenciador de compras online,
futuramente. Através desta tecnologia, os consumidores conseguem obter mais informações
essenciais acerca do produto, considerando esta inovação como vantajosa e compreensível de
utilizar, como identicamente conseguem através dela eliminar possíveis riscos percebidos
durante a experiência online.
Por findo, os inquiridos confirmam que a RA é uma vantagem aliada a uma aplicação
móvel, comparando-a como sendo impulsionadora de interatividade, tornando toda a
experiência online mais apelativa e real e proporcionando assim, um encadeamento mais
benéfico para ambas partes: empresa e consumidor.
en
Augmented Reality is one of the great allies of e-commerce for fashion products. The
advances made in this technology can be applied to companies to increase sales or for brand
building by enhancing the human perception of reality in this application, this is possible by
contextualizing individual objects that are found in the real world as virtual complements to
make real objects more meaningful and appealing.
This project focuses on using augmented reality to showcase products, namely clothing
and accessories through web cameras and 3D projections onto the consumer's real
environment. Having a focus on consumer attitudes in Portugal, the predisposition to purchase
goods and analysis of the future potential of this tool allied to fashion products is something
that needs development.
This paper also includes the results, which point to a highly positive attitude towards the
acceptance of this tool and may be an enabler of online shopping in the future. Through this
technology, consumers can obtain more essential information about the product, considering
this innovation as advantageous and understandable to use, as well as eliminating possible risks
perceived during the online experience.
Finally, respondents confirm that AR is an advantage allied to a mobile application,
comparing it as being a driver of interactivity, making the whole online experience more
appealing and real, and thus providing a more beneficial enchainment for both parties: company
and consumer.